Mesmo sem sua equipe principal, a seleção brasileira feminina de vôlei começou vencendo no torneio dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A equipe comandada por Paulo Coco, auxiliar de José Roberto Guimarães, venceu Cuba por 3 a 0, parciais de 25/14, 25/16 e 25/14, em jogo que teve 1h17min de duração.
A Arena do Parque O’Higgins recebeu um bom público para acompanhar o clássico, que ficou marcado por grande rivalidade nos anos 1990. Porém, nas duas últimas décadas, o voleibol cubano perdeu força, e hoje não está entre as principais forças das Américas, ficando atrás de Estados Unidos, Canadá e República Dominicana, além do Brasil.
Com 14 acertos, a oposta Sabrina Machado foi a principal pontuadora do jogo. A ponta Maiara Basso e a centra Lorena marcaram 10 pontos, cada. A ponteira cubana Yalain de la Peña terminou com nove pontos marcados.
— É um campeonato importante. Queremos representar bem o Brasil, mas também que as jogadoras aproveitem para se desenvolver e ganhar bagagem. É fundamental essa mescla entre jogadoras que estiveram no Pré-Olímpico e que se destacaram na base — diz Paulo Coco, treinador brasileiro em Santiago.
A seleção voltará a jogar neste domingo (22), às 13h30min, contra a Argentina. A outra equipe do Grupo A é Porto Rico.