O município de Novo Hamburgo será o primeiro do Sul do Brasil a receber um Centro de Tecnologia (CT) Base do Instituto Vini Jr. — organização criada em 2021 pelo atacante brasileiro que atua no Real Madrid e na Seleção Brasileira, com foco na melhoria da educação nas escolas.
O CT funcionará na Escola Municipal de Educação Básica Professora Adolfina Diefenthaler, localizada no bairro São José. A inauguração será realizada nesta quarta-feira (18), e o projeto tem Prefeitura de Novo Hamburgo e a Fundação Casas Bahia como parceiras.
O Centro de Tecnologia é um espaço inspirado em estádios de futebol equipado com smartphones, tablets, computadores e TVs, além de puffs e gramado sintético. A proposta do projeto, criado por Vinicius Junior e sua família, é usar a linguagem universal do futebol para dar suporte a professores e estudantes no dia a dia escolar.
A Escola Adolfina foi um dos destaques no Prêmio Melhores Escolas do Mundo no ano passado, por isso foi escolhida para receber o CT. Cerca de 310 alunos, do 1º ao 5º ano, da instituição de ensino serão contemplados. O gerente executivo do instituto, Vitor Oliveira, e a líder de Educação e Produtos Pedagógicos, Ana Carvalhal, virão do Rio de Janeiro participar da entrega oficial.
O Instituto Vini Jr. atualmente está presente em sete escolas públicas — duas em São Gonçalo (RJ), duas na cidade do Rio de Janeiro, duas em Mesquita (RJ) e uma em Rio Preto (MG), alcançando 3.240 estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental e envolvendo cerca de 155 profissionais de educação.