O racismo sofrido pelo jogador Vini Júnior na Espanha é o tema do novo podcast de GZH. "Caso Vini Júnior: um mergulho nas raízes do racismo" busca entender as origens da intolerância vivida pelo atacante brasileiro na última temporada. Para isso, a reportagem de GZH esteve em Madri, Valencia e Barcelona.
Entre 24 de outubro de 2021 e 21 de maio de 2023, o jogador do Real Madrid denunciou 10 situações de racismo, nove deles em estádios. No caso de mais repercussão, em 21 de maio deste ano, foi chamado de macaco por torcedores do Valencia.
O podcast é conduzido pelo repórter Rodrigo Oliveira, que esteve na Espanha no mês de junho para acompanhar o amistoso da Seleção Brasileira contra a Espanha. Durante a passagem pela Europa, Rodrigo também produziu uma série de reportagens sobre os casos de racismo sofridos por Vini Júnior.
O podcast de três episódios reúne áudios das torcidas, declarações de autoridades e entrevistas com ativistas, pesquisadores, membros do governo espanhol, dirigentes, atletas e negros que moram na Espanha. O material foi coletado no período em que o repórter esteve em solo espanhol.
O primeiro episódio entra no ar nesta sexta-feira (11), dia da estreia de mais uma temporada do Campeonato Espanhol. Vini Júnior deve estar em campo neste sábado (12), quando o Real Madrid enfrenta o Athletic Bilbao, às 16h30min (horário de Brasília).
Os demais episódios serão divulgados nos dias 18 e 25 de agosto. O podcast pode ser acessado pelas principais plataformas de áudio, como Spotify, SoundCloud e Google Podcasts, além do site e app de GZH.
Cronograma de episódios:
- 11/08, episódio 1: Madrid - As raízes do racismo
- 18/08, episódio 2: Valencia - O extremismo neofascista invade o futebol
- 25/08, episódio 3: Barcelona - O início de uma revolução