O skate brasileiro mostrou sua força nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e encerrou neste domingo (22) sua participação com cinco medalhas conquistadas. Após a dobradinha de Rayssa Leal e Pâmela Rosa no street e o ouro de Lucas Rabelo, na versão masculina da prova, o dia começou com a prata de Raicca Ventura no park e terminou com a mesma cor de medalha para Augusto Akio, no masculino.
Japinha como é chamado o skatista paranaense ficou a poucos segundos do ouro. Ele perdeu a chance de título em sua última manobra. Depois de falhar na primeira de suas três voltas, o brasileiro conseguiu 84,12 na segunda tentativa e se colocou atrás apenas do norte-americano Taylor Nye, que abriu com 86.68. O porto-riquenho Steven Piñeiro se consolidou em terceiro.
Quando chegaram a última rodada, Nye caiu e manteve a nota, Piñeiro melhorou e não roubou a posição de Japinha, que foi para o tudo ou nada e fazia uma volta perfeita até não conseguir completar sua última manobra, que lhe daria a medalha de ouro. Um desequilíbrio e a nota não passou de 79.00.
— O skate não é vencer ou ganhar, é colaboração entre os atletas. Escapou na hora do Smith Grind (nome da manobra), a roda escapou. Ela e o eixo tinha que encaixar na borda da pista e não pode escapar. Mas escapou. Pode ter sido pela velocidade que entrei na rampa ou ângulo que o meu corpo. Eu tinha que ter passado um pouco mais no giro" disse o atual vice-campeão mundial da prova, que agora já mira a vaga nos Jogos de Paris-2024 — disse Augusto, que é o atual vice-campeão mundial da modalidade.