Após estreia com derrota para a China, a seleção brasileira feminina de vôlei mostrou boa recuperação na Liga das Nações ao garantir a terceira vitória consecutiva na madrugada deste domingo (4). O elenco comandado por José Roberto Guimarães bateu a Croácia por 3 sets a 0 (parciais de 26/24, 25/18 e 25/8). O treinador analisou o desempenho do Brasil na primeira semana de competição, avaliou as adversárias e apontou alguns pontos para o time evoluir.
— O importante foi ter fechado essa primeira semana com três vitórias. O jogo da China ajudou como início de competição para vermos o momento das duas seleções. A Holanda está com um time jovem e em crescimento. A República Dominicana sempre faz jogo duro com o Brasil pelo conhecimento que elas têm do nosso time. A equipe da Croácia é jovem e está sendo trabalhada — disse o tricampeão olímpico, que ainda cobrou agressividade e evolução na defesa.
— Entendemos que ainda falta agressividade no saque, além de precisarmos melhorar no sistema defensivo. Ainda temos muito o que evoluir, treinar, corrigir e estar mais juntos. Queremos chegar na fase final para jogarmos contra as melhores seleções do mundo. Isso vai nos ajudar no pré-olímpico para buscarmos a vaga nos Jogos de Paris, em 2024 — completou.
O Brasil terá nova sequência pela Liga das Nações a partir do dia 14 de junho. As adversárias da vez serão Coreia do Sul, Sérvia, Alemanha e Estados Unidos. Todos os jogos serão no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A vitória sobre a Croácia empurra o Brasil para a segunda colocação geral da Liga das Nações, com 10 pontos, posição que pode mudar no complemento da rodada. Com quatro jogos e 100% de aproveitamento, a Polônia lidera. Com três partidas feitas, Turquia, Japão, China e Estados Unidos ainda não perderam.
Croatas complicam nos dois sets iniciais
A partida contra a Croácia teve o equilíbrio diminuindo ao longo do jogo. O Brasil começou com duas novidades no time titular, a oposta Lorrayna no lugar de Kisy e a líbero Laís no lugar de Natinha. O primeiro set foi muito equilibrado e esteve sempre igualado ate 18 a 18. As brasileiras tomaram a dianteira em 23-21, mas, com um ace de Laura Milos, as croatas empataram em 24. Dois bloqueios, de Diana e Carol, selaram a apertada vitória do Brasil.
O time croata começou melhor o set seguinte, chegou até a abrir três pontos (10-7), mas a equipe brasileira retomou o controle após empatar em 14. Num ace de Carol, abriu vantagem de dois (16-14) e chegou aos 25 pontos com certa folga, após um contra-ataque de Carol.
O ritmo foi mantido e resultou foi avassalador no terceiro set, que começou com o Brasil abrindo 8 a 1 na parcial. A diferença foi sendo ampliada e Ana Cristina fez 21-7. Um ace de Lorena, que entrou no final, determinou a vitória brasileira.
A ponteira Ana Cristina foi o destaque da partida e maior pontuadora, com 22 acertos. A levantadora Naiane celebrou o desempenho inicial do Brasil e a melhora no entrosamento do time:
— Essa primeira semana foi importante pela fase de entrosamento. Conseguimos tirar muitas lições dessa semana. Saímos daqui com três vitórias e uma derrota para a China. Mesmo na derrota para as chinesas, tivemos bons momentos. Foi um bom início de Liga das Nações.
Esta foi a a quarta derrota das croatas, que tiveram na Andrea Mihaljevic a principal pontuadora, com 14.