Na madrugada deste sábado, a seleção brasileira feminina de vôlei garantiu mais uma vitória na primeira semana da Liga das Nações em Nagoya, no Japão. Dessa vez derrotou a República Dominicana por 3 sets a 1, parciais de 27/25, 20/25, 25/21 e 27/25. A caribenha Gaila Gonzalez foi a maior pontuadora do jogo com 22 acertos e a melhor brasileira em quadra foi Ana Cristina, que marcou 16 vezes na partida. O técnico José Roberto Guimarães trouxe a oposta Lorrayna do banco para ajudar nas viradas de bola brasileiras.
— Foi uma vitória importante para o nosso grupo e fico feliz por ter ajudado. Temos que ir para cima dos adversários. Amanhã temos mais um jogo contra a Croácia e vamos em busca da terceira vitória para fecharmos bem essa primeira etapa — contou a jogadora, que entrou pela primeira vez em quadra na competição.
Mas apesar de somar duas vitórias em três partidas, mesmo sem contar com Rosamaria, Gabi Guimarães, Roberta, Thaisa, Pri Daroit, Nyeme e Lorenne que estão treinado em Saquarema (RJ), o treinador brasileiro acredita que o time pode render mais.
—Precisamos diminuir o número de erros de contra-ataques. O sistema defensivo e a agressividade no saque também podem ser melhores. Passamos por dificuldades principalmente no quarto set quando colocamos a República Dominicana no jogo. Abrimos e deixamos elas encostarem no placar. Foi importante termos segurado essa pressão para fechar o set e o jogo—Zé Roberto.
Duelo contra velhas conhecidas
A partida foi muito equilibrada do início ao fim. Um dos fatores que pode explicar essa paridade de forças é o fato de que o time dominicano conta com um treinador brasileiro MArcos Kwiek, que comandou o Sesi/Vôlei Bauru na última Superliga, além de jogadoras que atuam no voleibol brasileiro, como as irmãs Brayelin e Jineiry Martínez, do campeão Praia Clube, e Yonkaira Peña, do Minas Tênis Clube
As brasileiras começaram a partida na liderança do primeiro set, mas as adversárias não deixavam a vantagem ser grande. Ao final da primeira parcial, a República Dominicana encostou de vez, com excelentes lances de Yonkaira Peña. Mas Ana Cristina mostrou novamente que é peça fundamental e venceu um bloqueio triplo e depois explorou o paredão dominicano para fechar o primeiro set em 27/25.
No início da segunda parcial houve mais uma vez equilíbrio, com as duas equipes pontuando seguidamente. Com as irmãs Martinez em quadra, além da oposta Gaila Gonzalez, o Brasil viu as adversárias crescerem e num bloqueio sobre Ana Cristina marcarem 14-12. O técnico brasileiro mexeu no time, colocando a oposta Lorrayna em quadra no lugar de Kisy. Mesmo com reação brasileira, a equipe caribenha fechou o set em 25-20, em novo bloqueio sobre Ana Cristina.
A seleção brasileira voltou para o terceiro set utilizando mais os saques e bloqueios, mas a partida seguia com equilíbrio até os 18 pontos, onde nenhuma equipe abriu mais de dois pontos de vantagem. Num contra-ataque de Julia Bergmann o placar chegou a 22-19 e num erro das dominicanas, a equipe atual vice-campeã da competição mostrou força e fechou o em 25/21.
Na última parcial, o Brasil iniciou com gás e abriu seis pontos de vantagem (16-10), mas logo viu as adversárias voltarem a crescer e viraram o jogo em 23-22. Ao final do set, as dominicanas sacaram em 24-23, mas com Ana Cristina e Lorrayna, o Brasil fechou o set em novo 27/25 e assegurou a vitória.
Zé Roberto escalou a seleção com a levantadora Macris, a oposta Kisy, as ponteiras Ana Cristina e Julia Bergmann e as centrais Diana e Carol além da líbero Natinha. Entraram em quadra Naiane, Lorrayna e Maiara Basso. O próximo jogo da seleção brasileira é contra a Croácia, na madrugada deste domingo (4), às 0h40 (de Brasília), contra a Croácia, para encerrar a primeira semana de Liga das Nações.