Se Bia Haddad Maia não conseguiu se classificar para a final do WTA 500 de Abu Dhabi, Luisa Stefani teve melhor sorte e garantiu presença na decisão das duplas nos Emirados Árabes Unidos. Neste sábado (11), ao lado da chinesa Shuai Zhang, ela venceu a parceria da japonesa Miyu Kato e a romena Monica Niculescu por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/4, em jogo que teve 1h24min de duração.
Vice-campeã do torneio em 2021, quando atuou com a americana Hayley Carter, Luisa disputará a 15ª final na carreira e buscará o sétimo troféu, o segundo nesta temporada de duplas femininas. Ela ainda tem o título de duplas mistas do Aberto da Austrália, com o gaúcho Rafael Matos.
Número 36 do ranking mundial, a paulista já garantiu a 31ª posição com a campanha. Caso vença o torneio, irá retornar ao top-30 da classificação das especialistas de duplas e seguirá sua campanha de recuperação, após sofrer grave lesão no joelho direito durante a semifinal do Aberto dos Estados Unidos de 2021. Depois de ficar um ano fora das quadras, Stefani conquistou cinco títulos. Além do Grand Slam em mistas, ela venceu os WTA 1000 de Guadalajara (México), 250 de Chennai (Índia) e 125 de Montevidéu (Uruguai), todos em 2022, e o 500 de Adelaide (Austrália), no começo desta temporada.
— Mais um jogo duro, mais uma final, feliz com a vitória. Tivemos vários games saindo abaixo com 15/40, voltamos bem no saque no primeiro set, levamos para o ponto decisivo onde íamos muito bem. Abrimos 4 a 0 no segundo set, mas outra vez a bola nova, a quadra fica rápida e muda a dinâmica do jogo. Mesmo assim no 4 a 3 fomos bem até fechar. É muito bom ganhar jogo com oscilações e condições adversas. Amanhã é prestar atenção caso a gente abra uma vantagem para continuar mantendo a diferença. Estou feliz de passar para a final com a Zhang, que jogou muito bem — comentou Luisa, que soma 18 vitórias consecutivas desde novembro do ano passado, quando venceu na capital uruguaia com a carioca Ingrid Gamarra Martins.
Na decisão, Stefani e Zhang enfrentarão a japonesa Shuko Aoyama e a taiwanesa Chan Hao-ching, que eliminaram as principais favoritas ao título, a americana Desirae Krawczyck e a mexicana Giuliana Olmos, por 2 a 1 (6/4, 2/6 e 10-3).