A brasileira Luisa Stefani é campeã de duplas do WTA 500 de Adelaide, na Austrália. Na madrugada desta sexta-feira (13), ao lado da americana Taylor Towsend, a paulista derrotou a parceria formada pela russa Anastasia Pavlyuchenkova e a cazaque Elena Rybakina por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 7/6 (3), após 1h46 de partida.
Este foi o sexto título da carreira de Stefani, que com a conquista deverá pulara da 47ª para a 34ª colocação do ranking mundial. O resultado confirma o ótimo retorno da tenista de 25 anos às quadras. Em setembro de 2021, ela sofreu grave lesão no joelho direito durante a semifinal do Aberto dos EUA e precisou passar por cirurgia, ficando exatos 368 dias sem jogar.
Desde que voltou a atuar, mesmo sem ter uma parceira fixa dentro do circuito, Luisa venceu os WTA 250 de Chennai (Índia), 1000 de Guadalajara (México) e o 125 de Montevidéu (Uruguai).
A final foi muito equilibrada e o primeiro set foi inconstância de ambas as duplas. A brasileira e a americana começaram quebrando o saque de Pavlyuchenkova logo no game de abertura, mas Stefani teve seu serviço derrubado no 3-3. Na sequência, mais uma vez a russa não conseguiu manter o saque e a dupla da paulista voltou a liderar em 4-3. Quando Luisa sacava para fechar, elas sofreram nova quebra (5-5) e novamente devolveram o break em 6-5, para depois Townsend sacar firme para confirmar a vitória na primeira parcial.
O segundo set também foi cheio de quebras, sendo três para Stefani e Townsend e duas para Pavlyuchenkova e Rybakina. A brasileira e a americana chegaram a ter 5-3 e um match point no saque das rivais, mas as europeias se recuperaram e depois de salvar outro ponto do título, conseguiram forçar um tie-break, que acabou sendo dominado por Luisa e Taylor.
Luisa Stefani disputará a partir da próxima semana o Aberto da Austrália. Ela terá como parceira outra americana, Caty McNally, que foi vice-campeã de duplas do Aberto dos EUA em 2021 e 2002, atuando com as compatriotas Coco Gauff e Taylor Townsend.