A brasileira Luisa Stefani coroou seu retorno às quadras da melhor maneira possível. Neste domingo (18), exatos 373 dias após sofrer uma grave lesão no joelho direito, durante a semifinal do Aberto dos EUA, ela sagrou-se campeã do WTA 250 de Chennai, na Índia. Luisa e a canadense Gabriela Dabrowski superaram a russa Anna Blinkova e a georgiana Natela Dzalamidze por 2 a 0, parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 57 minutos.
Após a lesão e a cirurgia no ligamento cruzado anterior, Luisa decidiu fixar sua base no Brasil, onde voltou a morar em seu processo de recuperação física. Até a lesão,a ex-Top 10 do ranking mundial de duplas vivia e treinava nos Estados Unidos, onde morava desde os 14 anos
Em Chennai, a paulistana de 25 anos retomou a parceria com a canadense Gabriela Dabrowski, atual 11ª do mundo, e com quem havia disputado quatro finais e levado três títulos. Na Índia, elas atuaram como cabeças de chave número 1 e não perderam um ser em suas quatro partidas.
— Eu estou de volta. E estou 100% recuperada. Estou bem física, mentalmente. Foi uma longa jornada — afirmou Luisa, durante a cerimônia de premiação, em um discurso em que fez questão de agradecer a todos nos Estados Unidos e no Brasil que participaram de seu processo de recuperação.
Com a conquista em Chennai, a quarta de sua carreira, a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio deverá dar um salto e iniciar sua recuperação no ranking. Após atingir o nono lugar e cair para a 718ª posição por ter ficado sem jogar por um ano, ela já deverá figurar entre as 250 melhore do mundo.
Na próxima semana, Luisa Stefani disputará o WTA 500 de Tóquio, ao lado da japonesa Ena Shibahara.