A primeira convocação da Seleção feminina em 2023 trouxe novidades: a presença de Marta. A referência brasileira está de volta após a recuperação de uma lesão no joelho. O grupo inicia os trabalhos com o torneio "She Believes" no próximo mês, nos Estados Unidos.
Marta sofreu uma lesão ligamentar em março do ano passado e precisou passar por um procedimento cirúrgico. Por conta do processo de recuperação, ficou de fora dos últimos amistosos e da campanha do título na Copa América.
Durante o anúncio da lista nesta terça-feira (31) a técnica Pia Sundhage ressaltou o retorno da camisa 10, mas fez questão de apontar que sua utilização será feita de forma gradual, levando em conta o tempo em que a atleta ficou afastada dos jogos:
— A Marta está pronta quando falamos da parte física. Quando falamos do jogo, ainda nem tanto. Vamos tomar todos os cuidados para que ela possa "sentir o jogo" e retornar ao seu nível mais alto. Estou muito feliz, pois ela é um modelo quando falamos da leitura de jogo, da técnica, de comportamento.
O torneio "She Believes" será realizado no próximo mês de fevereiro. A Seleção estreia diante do Japão, em 16 de fevereiro, no Exploria Stadium, em Orlando, às 18h (de Brasília).
Em seguida, vai enfrentar o Canadá, no dia 19, no GEODIS Park, em Nashville, às 20h30min. Na rodada final, o Brasil encara a equipe anfitriã, os Estados Unidos, no dia 22, no Toyota Stadium, em Frisco, às 20h30min.
Na sequência do calendário está prevista a Finalíssima feminina da Uefa e Conmebol. O duelo será contra a Inglaterra, vencedora da Eurocopa, no dia 6 de abril, no Estádio de Wembley. Até a Copa do Mundo, em julho e agosto, a comissão planeja novos compromissos, entre eles um contra uma equipe do futebol europeu.