No campo sagrado, de jogo e da vida, o terceiro episódio do Minha Raiz apresenta duas rivalidades do interior do Rio Grande do Sul neste sábado (17), às 14h, na RBS TV. Em Passo Fundo, Sport Clube Gaúcho e Esporte Clube Passo Fundo voltaram a se enfrentar após 11 anos, enquanto Avenida e Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, reencontraram-se após cinco temporadas.
Na Capital Brasileira da Literatura e querência amada de Teixeirinha, ou na sede da Oktoberfest e do Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), os dois clássicos regionais mostram que o Interior vive, pulsa e é do tamanho das pessoas apaixonadas pelo nosso futebol.
— Quando chegamos para gravar, de cara pensamos que esse seria o episódio mais raiz. Dois clássicos que eram muito esperados e não aconteciam há muito tempo. Quando a gente fala em clássico por aqui, pensa logo em Gre-Nal, mas nas microculturas de cada região, os clássicos locais são muito importantes, a rivalidade é muito forte — afirma a apresentadora e repórter Alice Bastos Neves.
Não vai faltar jogo pegado, carrinho na lama e outras particularidades do futebol raiz do Interior. Mas também outros fatos que só se vê por aqui, como até uma ambulância atolando no gramado.
— Foi uma experiência única, já que mobilizou muito as torcidas. Em Santa Cruz do Sul, chovia muito. Teve um jogador que caiu machucado, outros do time adversário diziam que ele estava fingindo, a ambulância entra e atola. São realmente coisas do futebol raiz — destacou a apresentadora, que teve a oportunidade de entrar no ônibus das torcidas organizadas e ver de perto como os fanáticos pelos clubes se organizam.
Dentro do cenário de rivalidade, o Minha Raiz apresenta um capitão que faz de tudo pelo Gaúcho, um carioca que vive o clima do futebol do Interior no Passo Fundo, a profissão que passa de pai para filho no Sant Cruz e a família que já tem dois acessos pelo Avenida.
Confira as histórias deste fim de semana
No Passo Fundo, o meio-campista Rafael Carvalheira conseguiu ter a tão esperada sequência no futebol profissional depois de um imbróglio na carreira. Além disso, em uma rivalidade tradicional do futebol gaúcho, o clube tricolor venceu o clássico que não ocorria desde 2011.
Ex-zagueiro e atual vice-presidente do Gaúcho, Mário Tito já exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória pelo clube de Passo Fundo. Em campo, era capitão. Fora dele, porém, já diretor de futebol, porteiro, marcador de bingo, cobrador do clube e cuidou de móveis e utensílios
William Campos aprendeu com o pai, Beto, todos os atalhos para ser vencedor como treinador no interior do Rio Grande do Sul. No Santa Cruz, ele foi campeão da Copa FGF e da Terceirona e sonha com uma vaga na elite.
No Avenida desde 2017, o goleiro Rodrigo já conquistou dois acessos para a elite do Gauchão com o clube. Nas arquibancadas, ele é sempre acompanhado da esposa, Patty, e do filho, Fred. De carro, eles seguem o goleiro pelos estádios do Interior.