O clássico de Passo Fundo ficou 11 anos sem ocorrer, pois os clubes sempre estiveram em divisões distintas do futebol gaúcho. Em 2011, ambos estavam na Divisão de Acesso, contudo, o time alviverde teve o descenso para a Terceirona. Rebaixado em 2017, o Passo Fundo não conseguiu retornar para à elite do Gauchão desde então. Com a volta do Gaúcho, a histórica rivalidade foi retomada.
A Arena BS Bios foi inaugurada em 2016 e fica em um local mais afastado da cidade, próximo da ERS-354. A moderna estrutura marcou uma nova era para o Sport Clube Gaúcho, que viu o antigo Estádio Wolmar Salton ser leiloado em razão de uma dívida e arrematado pelo Hospital São Vicente de Paulo por quase R$ 9 milhões.
Na antiga casa, também conhecida como Estádio da Montanha, o Gaúcho viveu grandes momentos. Tanto que, durante muito tempo, um ditado assombrava as equipes que brigavam pelo título estadual: “Se queres ser campeão do Rio Grande do Sul, primeiro terás que passar pelo Sport Clube Gaúcho”. A identificação é tamanha que o clube chegou a usar o lenço maragato em seu uniforme.
Um jogo histórico para o clube ocorreu na gelada noite de 30 de maio de 1979. Gaúcho e Farroupilha, de Pelotas, se enfrentaram sob neve. Apenas 50 corajosos acompanharam a partida nas arquibancadas do Wolmar Salton. Em campo, na defesa do time alviverde estava Mário Tito, atualmente vice-presidente do clube.
— Eu fui capitão por quase nove anos. Tenho um amor imenso por esse clube pois a cidade me acolheu muito bem. Por isso fui diretor de futebol, fui porteiro, fui marcador de bingo, fui cobrador do clube, móveis e utensílios, fiz de tudo — revelou Mário Tito, 72 anos, com os olhos marejados de emoção.
Tito, cujo verdadeiro nome é Paulo Francisco, foi por muito tempo reserva dos irmãos Daison e João Pontes, defensores que refletiam em campo a combatividade do gaúcho.
— Digo para os jogadores assim: o Gaúcho é um time diferente dos outros, a gente formou uma identidade. É um time de guerreiros. Se você botar a bunda no chão, eles (torcedores) vão te aplaudir. Se você der um balãozinho ou marcar um gol de placa, não sei se irão — explicou.
No clássico do Vermelhão da Serra, o Gaúcho não conseguiu devolver a derrota em casa. O empate em 1 a 1 foi crucial para definir a classificação do rival e a eliminação do Alviverde. Na última rodada da primeira fase, embora tenha vencido o Tupi por 1 a 0, o clube terminou na quinta colocação e ficou pelo caminho.