A separação por regiões dos grupos da Divisão de Acesso faz com que os deslocamentos para os clubes sejam mais curtos. No entanto, nem sempre o retorno das partidas ocorre como todos esperam. Após uma derrota, então, uma viagem de duas horas pode durar uma eternidade.
Após ser superado por 2 a 0 para o Glória, o elenco do Veranópolis jantou em um uma pizzaria de Vacaria e tomou a BR-116. O zagueiro Fernando Lombardi, que sofrera uma pancada no nariz, porém ainda sem uma fratura diagnosticada, torcia por um repouso mais calmo. Eis que, no meio do caminho, com chuva, o ônibus estragou.
Horas se passaram entre a busca por resgate, a tentativa de recuperar o veículo e a solução: a volta para casa com o grupo dividido em dois micro-ônibus. Perrengues do futebol do interior.
Veranópolis é apelidada de Terra da Longevidade em razão de hábitos saudáveis de seus habitantes. Isso é constatado pelo grande grupo de idosos que vive por lá. Aos jovens, como o roupeiro do VEC, Felipe Borges, a esperança é de longevidade na carreira como jogador.
—Eu nunca deixei de acreditar que posso fazer esse sonho ser possível — disse.
Aos 18 anos, Borges lesionou ligamento cruzado e o menisco do joelho direito atuando no futebol amador. Um problema grave que lhe deixou sem perspectiva de retorno aos gramados.
Da dificuldade, porém, surgiu uma oportunidade. No dia em que assistia a um treinamento do Veranópolis, ele recebeu o convite de Fininho Kufner, gerente de futebol do clube, para trabalhar na rouparia. Borges afirmou que “já tinha a manha” e a adaptação foi fácil.
— Estava por dentro do assunto. E ao mesmo tempo fico muito feliz por olhar ao redor do campo. Todo o empenho do roupeiro, do massagista, da tia da cozinha no dia a dia do clube — destacou.
A espera pela cirurgia no SUS durou mais de um ano. No início de agosto, Felipe Borges enfim passou pelo procedimento. Agora, finalizado o primeiro passo da recuperação, ele já caminha sem muletas. Com o suporte de fisioterapia, pode, quem sabe, formar o grupo do Veranópolis na próxima temporada.