O estádio Homero Soldatelli será palco, neste domingo (12), às 15h, do primeiro jogo entre Juventude e Flamengo de São Pedro na série A-3 do Brasileirão Feminino. Os times gaúchos protagonizarão a disputa em mata-mata na edição de estreia da terceira divisão nacional da modalidade.
Apesar de já estarem frente a frente no Gauchão do ano passado, esse será um enfrentamento inédito à nível nacional, e que representa marcas expressivas na história dos dois times.
Desde a reabertura do departamento em 2021, o Juventude já esteve inscrito em categorias de base do Brasileirão e no torneio adulto do Estadual. Agora, o desafio é representar a marca alviverde em voos maiores fora do Rio Grande do Sul. A classificação para a disputa veio a partir da posição no ranking de clubes da CBF, um dos critérios previstos pelo regulamento.
Do outro lado, fazer história já se tornou símbolo para o clube que vem de Tenente Portela. Pioneiras por promoverem atletas indígenas no time, as Gurias do Yucumã já provaram que é possível sonhar. Com poucos recursos e muita garra, em sua participação inédita no Gauchão conquistaram o título do Interior, em uma decisão por pênaltis contra o Brasil-Far, garantindo o direito de participação na terceira divisão.
Relembre os confrontos entre os times até aqui.
3/10/21 - 2° rodada da fase classificatória: Flamengo 1x1 Juventude
Jogando no CT Futebol com Vida pela primeira vez, o Flamengo conseguiu manter a invencibilidade. Depois de um primeiro tempo sem gols, as donas da casa largaram na frente. A jogada do gol começou com o lançamento de Luana, e Aninha arrancou em velocidade para receber dentro da pequena área, finalizando sem chances para a goleira Mari.
Mesmo com uma jogadora a menos após a expulsão de Yasmin, o Juventude buscou o empate nos minutos finais. Em cobrança de falta pelo lado direito, Júlia Leotte desviou e a bola morreu no fundo das redes. No placar final: 1 a 1.
Escalações:
Flamengo: Lídia; Tania, Cintia, Ana Julia e Vaz (Giza); Jaqueline, Aninha, Diandra (Lais Rolim); Luana (Ale), Daiane e Vanice (Tamaris (Kacieli)).Técnico: Tiago Rodrigues.
Juventude: Mari; Heid, Luisa, Alana e Gabi (Tauany); Yasmin, Isa (Eduarda) e Michele (Jennifer); Duda (Julia Lessa), Maria e Andressa (Hellen). Técnico: Giordano Demore.
24/10/21 - 5°rodada da fase classificatória: Juventude 0x5 Flamengo
Chegando na penúltima rodada da etapa de classificação, o resultado fez com que as Gurias do Yucumã permanecessem vivas para lutar pela presença nas semifinais. Os gols da goleada foram marcados por Daiane Bueno, Luana e Vanice, no primeiro tempo, além de Ale e Aninha na etapa final.
Jogando no Homero Soldatelli, o Ju não conseguiu fazer valer o fator casa. Terminou a primeira fase na última posição do Grupo B com apenas um ponto, sem nenhuma vitória em seis rodadas.
Escalações:
Juventude: Mari; Alana (Leticia), Julia, Hellen (Gabriela) e Yasmin; Andressa (Daiana), Ana Carolina (Jennifer) e Michele; Ana (Eduarda), Maria e Isa (Tauany). Técnico: Giordano Demore.
Flamengo: Lídia; Tania (Jaqueline), Vaz, Ana Julia (Roseli) e Lais (Kacieli); Carla, Aninha, Daiane; Luana (Tamaris), Ale (Diandra) e Vanice (Giza). Técnico: Tiago Rodrigues.