Se no masculino o torcedor do Juventude contou com Chico Kim para permanecer na elite do Brasileirão na última temporada, no feminino também é uma guria com nacionalidade asiática que vem chamando a atenção e promete ajudar a equipe no Brasileirão Feminino A-3.
Nascida em Toyokawa, no Japão, a goleira Lívia foi um dos destaques do alviverde durante o Brasileirão Feminino sub-20. Com apenas 19 anos, ela passou por Santos, Fortaleza e Botafogo antes de chegar ao Juventude. Aliás, quase que ela não veio para Caxias do Sul.
— Eu também tinha uma proposta do futebol peruano. O negócio estava encaminhado, só que sabe quando teu coração manda? Meu coração estava mandando vir para cá. E acho que fiz a escolha certa — avalia a goleira do Ju em entrevista a GZH.
Durante o Brasileirão sub-20, pôde estrear com a camisa alviverde. Foram seis partidas disputadas e nove gols sofridos. A coordenadora de futebol feminino do Ju, Renata Armiliato, reconheceu o mérito da guria após o término da competição.
— Ela foi, de fato, um destaque nosso. Uma boa responsável por bons resultados. Na verdade, foi um achado. Não tão achado, porque o mérito é do nosso preparador de goleiras (Gabriel Rosano) — disse Renata em entrevista a GZH, em maio.
Agora, o foco é total na A-3. A estreia será contra o Flamengo de São Pedro, neste domingo (12), a partir das 15h, no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. Com um período curto para treinamentos, a aposta é na união do grupo para buscar bons resultados.
— A responsabilidade dobra. A gente veio para fazer o Ju crescer ainda mais no feminino e a expectativa, eu falei para o professor (técnico Luciano Brandalise) esses dias, é que a nossa união faça a diferença. Porque não tivemos muito tempo para treinar. Foram dois meses, e na correria. O tempo aqui em Caxias também não está nos ajudando nos treinos, mas a expectativa é a melhor possível nesta estreia — complementa ela:
— A maioria das meninas está longe da família. Então, procuramos falar sempre que somos uma família. Cada uma aqui está fazendo o seu papel e a nossa união vai ficando muito forte. Esse time é sem comentários, de verdade. Eu falo para todo mundo que é um dos melhores times que eu vesti a camisa, e está sendo incrível. Tanto comissão quanto atletas.
É em Lívia e no jovem elenco alviverde que o Juventude aposta para escrever mais um belo capítulo na história do futebol feminino do clube. O mesmo que já conquistou três vezes o Estado e uma vez a Copa Sul-Brasileira.