A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na última quarta-feira (1º), o chaveamento e o regulamento do Brasileirão Feminino A-3. A competição nacional contará com a participação de duas equipes gaúchas: Juventude e Flamengo de São Pedro.
Na primeira fase, os dois representantes do RS duelarão por uma vaga nas oitavas de final. A partida de ida ocorre em 12 de junho, um domingo, às 15h, no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. Enquanto a volta está prevista para o dia 19 do mesmo mês, às 15h, no CT Futebol com Vida, em Três Passos.
Mandante na partida de ida, o Juventude conquistou a vaga na competição nacional por meio do ranking de clubes da CBF. A equipe ocupa, atualmente, a 24ª posição e, por isso, foi convidada a participar da A-3. Sobre o embate com o Flamengo de São Pedro, a coordenadora de futebol feminino do clube alviverde, Renata Armiliato, não acredita em jogo fácil.
— Sobre nosso confronto, já imaginávamos que a CBF faria cruzamentos regionais. Em uma competição que tem o critério de mata-mata não existe jogo fácil. O Flamengo de São Pedro é uma equipe que está se preparando desde o ano passado quando garantiu a vaga como campeão do interior. Então, vamos seguir com nosso planejamento que é dar experiência para as sub-20 e fazer um time mesclado com atletas adultas e experientes — projeta Renata.
Pelo lado rubro-negro, a expectativa também é por um jogo complicado. A equipe de Tenente Portela participará do torneio por ter conquistado o título do interior no Gauchão Feminino de 2021.
— Nós respeitamos muito a equipe do Juventude. No ano passado, no Campeonato Gaúcho, fomos melhores, empatamos em casa e vencemos lá. Mas, neste ano, se sabe que eles reforçaram muito o time, que é de muita tradição, tem vários anos de trabalho, enquanto nós temos apenas um e meio. Então, respeitamos muito o Juventude. Sabemos que teremos dificuldades para enfrentar elas lá — afirma Ildo Scapini, diretor e coordenador do futebol feminino do Flamengo de São Pedro, que complementa falando sobre o elenco e as pretensões na A-3:
— Nós reforçamos nossa equipe neste ano, trouxemos algumas atletas que disputaram o Gauchão por outros times, perdemos poucas jogadoras. E vamos viajar a Flores da Cunha em busca de um bom resultado. Talento, raça e união o nosso time tem. Estamos bem preparados, mesmo treinando só um dia por semana. Também mantivemos a mesma comissão do ano passado. Pretendemos voltar da Serra com um bom resultado, essa é a nossa meta, porque pretendemos ir até as quartas de final. Vamos confiantes e com humildade.
O vencedor do duelo gaúcho enfrentará Criciúma ou Ipatinga-MG na oitavas de final. Conquistam o acesso à A-2 apenas os quatro times que chegarem às semifinais.