Vai começar o Brasileirão Feminino A-3. Neste sábado (11) se inicia a competição nacional que terá a participação de Juventude e Flamengo de São Pedro representando o futebol gaúcho.
As equipes se enfrentarão logo na primeira fase. O jogo de ida ocorre neste domingo (12), às 15h, no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. A volta está marcada para o outro domingo (19), no CT Futebol com Vida, em Três Passos, também às 15h.
Esta é a primeira vez que a competição será realizada. Até a última temporada, a CBF promovia apenas o Brasileirão Feminino nas categorias A-1 e A-2.
Conforme o regulamento divulgado pela CBF, GZH detalhou tudo que você precisa saber para acompanhar o campeonato. Confira.
Qual é a fórmula de disputa?
São 32 equipes disputando o Brasileirão Feminino A-3. Elas se enfrentarão no sistema de mata-mata até a decisão. Os quatro times que chegarem às semifinais garantirão o acesso à série A-2.
A CBF definiu os confrontos da primeira fase pela "proximidade geográfica por estado". Por isso, as duas equipes gaúchas duelarão entre si pela vaga na próxima fase.
Em todas as fases, se ao final das duas partidas houver um empate, a decisão será nos pênaltis. Por exemplo, se um time vencer a ida por 1 a 0 e, depois, perder a volta por 1 a 0, se classifica aquele que triunfar nas penalidades máximas.
Por que os times gaúchos vão participar?
O Juventude participará do Brasileirão Feminino A-3 pelo ranking nacional de clubes. A equipe alviverde é a 24ª melhor colocada.
O Flamengo de São Pedro, por sua vez, ficou com a vaga via Gauchão Feminino. O time de Tenente Portela foi o campeão do interior no Estadual de 2021.
Onde assistir aos jogos?
A Eleven Sports transmite todos os jogos de forma gratuita por meio do link.
Qual o critério para mando de campo?
Em todas as fases, o mando de campo da partida de volta será do clube filiado à federação melhor posicionada no ranking nacional de futebol feminino de 2022. A FGF é a terceira melhor colocada:
- São Paulo: 83.474
- Rio de Janeiro: 50.473
- Rio Grande do Sul: 44.106
Caso dois times da mesma federação se enfrentem, decide em casa o melhor colocado no ranking nacional de clubes de futebol feminino de 2022.
Até quando os clubes podem inscrever gurias?
Os clubes podem inscrever atletas até o dia 5 de agosto no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. É permitida a inscrição de, no máximo, 50 gurias.
Qual o chaveamento dos gaúchos?
- Nas oitavas de final, a equipe gaúcha classificada enfrentará: Ipatinga-MG ou Criciúma.
- Nas quartas de final, se passar, o duelo será contra: Realidade Jovem-SP, Taubaté-SP, Vila Nova-ES ou Cabofriense-RJ.
- Na semifinal, se classificar, o duelo será contra: Operário-MS, Legião-DF, Coritiba-PR, Toledo-PR, Vila Nova-GO, Atlético-GO, Cuiabá ou Mixto-MT.
- Na final, se passar, o adversário pode ser qualquer um dos times que está do outro lado da chave: Estanciano-SE, Doce Mel-BA, Náutico-PE, Sport-PE, CRB, VF4-PB, União-RN, Menina Olímpica-CE, Paraíso-TO, Abelhas Rainhas-PI, Ypiranga-AP, Remo-PA, São Raimundo-RR, 3B-AM, Rio Branco-AC, Barcelona-RO.
Tem premiação?
O time campeão receberá um troféu e 50 medalhas douradas. Enquanto o vice ficará com 50 medalhas de prata. Não haverá premiação em dinheiro.
Confira os duelos da primeira fase:
- Realidade Jovem-SP x Taubaté-SP
- Vila Nova-ES x Cabofriense-RJ
- Ipatinga-MG x Criciúma
- Juventude x Flamengo de São Pedro
- Operário-MS x Legião-DF
- Coritiba x Toledo-PR
- Vila Nova-GO x Atlético-GO
- Cuiabá x Mixto-MT
- Estanciano-SE x Doce Mel-BA
- Náutico x Sport
- CRB x VF4-PB
- União-RN x Menina Olímpica-CE
- Paraíso-TO x Abelhas Rainhas-PI
- Ypiranga-AP x Remo-PA
- São Raimundo-RR x 3B da Amazônia
- Rio Branco-AC x Barcelona-RO