Em 2022, os gaúchos não tiveram sucesso na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Campeão dois anos atrás, o Inter foi quem mais avançou. Caiu nas oitavas de final diante do Palmeiras, que chegou até a final para enfrentar o Santos. O Grêmio foi eliminado na terceira fase para o Novorizontino, enquanto Juventude e São José caíram em etapas anteriores.
Uma tradição, contudo, não ficou de lado na Copinha: a de revelar promessas para o futebol brasileiro. Abaixo, GZH lista cinco jogadores que se destacaram ao longo do campeonato:
Popó (centroavante do Oeste)
Talvez seja o nome mais acessível da lista para a dupla Gre-Nal. Werik Silva Pinto, o Popó, marcou oito gols, além de dar três assistências, em seis jogos disputados. O apelido não é à toa, pois o centroavante de 20 anos, além da capacidade de marcar gols, tem porte de lutador, assim como o homenageado. Natural de São Paulo, chegou ao clube paulista em 2020. Antes, passou por Juazeiro-CE, Osvaldo Cruz-SP e Águia-PA.
Vitinho (meia-atacante do São Paulo)
Também com 20 anos, o meio-campista tem um histórico de destaque na base. Tanto é que, em 2021, despertou o interesse do Bayer Leverkusen, da Alemanha. Costuma aliar velocidade com agressividade para entrar na área.
Nesta Copinha, foram cinco gols anotados e três passes diretos para gols. Desde os 14 anos na equipe paulista, o atleta já foi relacionado entre os profissionais. O futuro, no entanto, é incerto, pois tem contrato com o São Paulo apenas até 28 de junho deste ano.
Rwan (atacante do Santos)
Que o Santos tem tradição em revelar craques, não é novidade nenhuma. A trajetória de Rwan, todavia, é diferente de outras joias santistas como Rodrygo, Gabriel Barbosa e até mesmo Neymar, que frequentaram a base do time do litoral paulista desde criança. O centroavante, hoje com 20 anos, foi revelado pelo Flamengo, de Guarulhos, e se destaca pela versatilidade e habilidade para encontrar espaços dentro da área. Na Copinha, fez seis gols e deu duas assistências antes da decisão.
Figueiredo (centroavante do Vasco)
Mesmo eliminado nas oitavas de final com o Vasco, Figueiredo conseguiu deixar sua marca na competição. Foram oito gols e uma assistência em seis confrontos. Destaque para a pintura marcada sobre o São Paulo. Nela, o jogador recebeu do companheiro de equipe na intermediária de ataque, dominou e, sem deixar a bola cair, tocou por cima do goleiro paulista. Com o bom desempenho no torneio, foi integrado ao elenco profissional do clube carioca, que disputará o Carioca, a Copa do Brasil e a Série B em 2022.
Endrick (atacante do Palmeiras)
Nenhum nome foi mais citado do que o de Endrick durante a Copa São Paulo. Não é por menos. Mesmo com apenas 15 anos, o centroavante parecia um veterano entre os rivais. No caminho até a final, marcou cinco gols em seis partidas, despertando o interesse de Barcelona e Real Madrid, ambos da Espanha. A qualidade apresentada fez até com que a torcida palmeirense o pedisse na lista que disputará o Mundial de Clubes, em fevereiro. Abel Ferreira, entretanto, tratou de frear a euforia, descartando a possibilidade.