A campanha do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Júnior deixou a desejar. A equipe foi eliminada na terceira fase pelo Novorizontino, ao perder por 2 a 1 para os paulistas na sexta-feira (14). Mas, ainda assim, alguns garotos mostraram qualidade pelo time sub-19 na Copinha.
Quem acompanhou o Tricolor no torneio deve ter visto ao menos um dos três gols do atacante Kauan Kelvin, de apenas 16 anos, ou as boas chegadas à frente dos laterais Lucas Kawan e Cuiabano, ambos de 18 anos. Confira:
Cuiabano
O nome de batismo é Luis Eduardo, mas todos o conhecem por Cuiabano. O lateral-esquerdo de 18 anos, nascido na capital mato-grossense, foi um dos principais jogadores do Grêmio na Copa São Paulo deste ano. Começou a competição discreto, mas terminou em alta, com um gol e uma assistência, mostrando a força física e a qualidade na chegada ao ataque que o levaram às seleções sub-17 e sub-18 da Seleção Brasileira.
Além disso, é um dos cobradores de faltas e escanteios da equipe gremista, com uma batida muito forte na bola. Apesar da pouca idade, pode aparecer em breve no grupo profissional devido à carência de laterais-esquerdos. Tem contrato até 2024 com o clube.
Kauan Kelvin
O atacante de apenas 16 anos — completa 17 nesta sexta-feira, dia 21 — foi o artilheiro e principal destaque ofensivo do Grêmio na Copinha. Natural de Goiânia, chegou ao clube com 10 anos e acumula convocações para as seleções brasileiras de base.
É um atacante de boa qualidade técnica e movimentação, além de um finalizador nato. Não à toa, marcou três gols e deu uma assistência na competição, mesmo jogando contra atletas bem mais velhos — neste ano, a Copa SP era sub-21. É um nome para o torcedor prestar atenção, porque embora ainda não deva receber chances no profissional devido à idade, em breve pode ser mais uma cria de Eldorado do Sul no elenco principal do Tricolor.
Lucas Kawan
Quem assistiu aos primeiros jogos do Grêmio na Copinha certamente se encantou com a qualidade do lateral-direito Lucas Kawan, 18 anos. O garoto, natural de Imperatriz, no Maranhão, foi o principal destaque da estreia gremista, com boas finalizações e assistência para um dos gols. Embora não tenha conseguido manter a régua tão alta, fez boas partidas, mostrando qualidade na chegada ao ataque, com chutes e cruzamentos perigosos.
É mais um com histórico de convocações para as seleções de base. Em abril do ano passado, inclusive, o atleta renovou com o clube gaúcho até 2024. Em breve pode aparecer como opção no grupo principal.