O Grêmio está fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A derrota por 2 a 1 para o Novorizontino, no fim da tarde desta sexta-feira (14), no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, acabou com o sonho tricolor de conquistar o primeiro título da Copinha. Os gols da equipe paulista foram marcados por Bertuol e Cauã Santos, ainda no primeiro tempo. Cuiabano descontou na etapa final, mas não foi suficiente.
Nas oitavas de final, o Novorizontino vai encarar o vencedor de Falcon-SE e América-MG, que se enfrentam na noite desta sexta. Já o Tricolor volta para casa com uma campanha de três vitórias e duas derrotas na competição.
Dentro de campo, mais uma vez o técnico Luís Eduardo repetiu a escalação, o quarto jogo com os mesmos titulares — apenas contra o XV de Jaú jogaram os reservas. Com o entrosamento em dia, os primeiros minutos indicavam que o Grêmio buscaria o controle das ações ofensivas, mantendo a posse de bola, mas teria de tomar cuidados com os contra-ataques do Novorizontino, que chegava com 100% de aproveitamento no torneio.
As primeiras chances de gol já mostravam a força do time paulista. Aos 12, Bertuol saiu às costas da defesa e chutou para fora, muito perto da meta gremista. Depois, aos 20, Diego Rodrigues cruzou na medida para Cauã Santos cabecear, obrigando o goleiro Thiago Beltrame a fazer grande defesa.
Enquanto isso, o Grêmio tentava atacar pelos lados, mas os cruzamentos paravam na defesa do Novorizontino. A melhor chance tricolor veio aos 24, em uma falta cobrada por Cuiabano, que mandou um cruzamento direito para o gol e o goleiro João Vitor precisou espalmar para escanteio.
Com dificuldade no jogo, a equipe recuou e deixou os paulistas ficarem mais com a bola. A mudança rendeu uma boa oportunidade ao time gaúcho aos 33, após cruzamento de Cuiabano para Kevin. Depois de um bate e rebate, o centroavante colombiano conseguiu finalizar com perigo, mas o goleiro João Vitor salvou.
Em seguida, Kaká perdeu a bola na área adversária e os jogadores e a comissão técnica gremistas pediram pênalti. Porém, no contra-ataque, Rômulo avançou pela direita e encontrou Bertuol dentro da área para abrir o placar para o Novorizontino aos 34 minutos.
O Grêmio tentou buscar o empate e o baque veio logo depois, aos 38. Cauã Santos passou por Cuiabano, invadiu a área tricolor e bateu bonito, de perna esquerda, para marcar um golaço no ângulo no goleiro Thiago Beltrame: 2 a 0.
— Cometemos alguns erros que não tínhamos cometido na competição. O Novorizontino foi bem, efetivo, fez dois gols. Agora é corrigir os erros no intervalo e tentar buscar a vitória — disse o zagueiro Gustavo Martins, capitão do time, na saída de campo.
Na volta para o segundo tempo, Luís Eduardo sacou o atacante Kauan Kelvin para dar lugar ao volante Velasco. E, logo no início, o Grêmio mostrou a que veio. Aos 4 minutos, Kevin recebeu, escorou para Kaká, que encontrou o lateral-esquerdo Cuiabano, livre, entrando na área. Ele mandou uma paulada para o gol e descontou: 2 a 1.
O Tricolor seguiu no ataque buscando o empate. Aos 11, Rubens fez boa jogada e arriscou de fora da área, mas o goleiro João Vitor fez a defesa. Para tentar aumentar o poder de fogo, Zinho entrou na vaga de Kaká aos 14 minutos. O time, no entanto, não conseguia criar mais oportunidades para marcar. Até mesmo por isso, aos 23, mais uma mudança no Grêmio: saiu Rubens e entrou Arthur Viana.
Principal destaque gremista na partida, Cuiabano quase empatou aos 27. O lateral arriscou de fora da área, com a perna direita, e acertou a trave do Novorizontino. Para tentar renovar o fôlego do time, o técnico Luís Eduardo fez as últimas mudanças na equipe aos 33 minutos. Saíram Pedro Cuiabá, Gabriel Silva e Kevin para darem lugar a Ronald, Hiago e Messias Teixeira.
O time gaúcho ainda tentou buscar o empate especialmente em bolas na área, mas, no fim das contas, não deu para o Grêmio. O atual vice-campeão do torneio para na terceira fase, sem ter empolgado, mas com alguns nomes, como os laterais Cuiabano e Lucas Kawan, para serem observados mais de perto.
Escalação: Thiago Beltrame; Lucas Kawan, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Cuiabano; Pedro Cuiabá (Ronald); Rubens, Gabriel Silva (Hiago) e Kaká (Zinho); Kauan Kelvin (Velasco) e Kevin (Messias Teixeira).