Atual campeão da Copa São Paulo, o Inter está eliminado da edição de 2022. Depois de fazer uma campanha invicta até as oitavas de final, o Colorado não foi páreo para o Palmeiras e deixa a competição após a derrota por 2 a 1, em Diadema, no final da manhã desta segunda-feira (17).
Com um primeiro tempo a ser esquecido, a equipe gaúcha tomou um gol aos seis, de Jhonatan, e aos 43 da etapa inicial, contra. No segundo tempo, o Colorado até diminuiu com Lucca aos 26, mas não foi o suficiente para buscar a virada. Os paulistas, agora, irão enfrentar o vencedor de Oeste e Canaã, que duelam às 17h30min, em Barueri, nesta segunda.
Os treinadores João Miguel e Leonardo Martins optaram por mandar a campo a mesma equipe que bateu a Portuguesa nos pênaltis na fase anterior. Ryan e Matteo, expulsos em confusão na partida anterior, estavam suspensos. Já o lateral-direito Bernardo, desfalque contra o time paulista, voltou a ficar à disposição, mas começou a partida no banco de reservas.
O time começou o jogo com Lucas Flores; Guilherme Varjão, João Pedro, João Felix e Lucas Ryan; Bizescki; Estêvão, Gustavo e Jonathan e Allison; Lucca.
Arrancada palmeirense
O jogo começou bastante truncado, principalmente com muitas faltas no meio-campo. No entanto, não demorou muito para que o placar fosse aberto em Diadema. Aos seis minutos, em uma jogada que iniciou em uma cobrança de lateral, Giovani driblou a marcação, adiantou a bola e ela ficou com Jhonatan, que limpou o lance e chutou desviado — o suficiente para conseguir vencer o goleiro Lucas Flores e marcar 1 a 0 para o Palmeiras.
Com a maratona de jogos dos últimos dias e o calor que fazia na cidade paulista, o Colorado não mostrava a mesma intensidade dos jogos passados. Pouco fazia para tentar chegar ao gol adversário. O time de São Paulo quase ampliou aos 14, quando Jhonata cabeceou da entrada da pequena área, mas o camisa 1 do Inter conseguiu fazer a defesa e mandar para a linha de fundo.
Mesmo com o placar favorável, as melhores ações da partida continuavam sendo do Palmeiras. Aos 36, Pedro Bicalho arriscou da entrada da área, mas a bola desviou e foi pela linha de fundo. Logo na sequência, sete minutos depois, Garcia cruzou rasteiro, Lucas Flores, Lucas Ryan e Vitinho, atacante da equipe paulista, dividiram a bola e ela entrou no gol, aumentando a vantagem palmeirense.
Os paulistas ainda podiam ter chegado ao terceiro gol ainda no primeiro tempo. Em um lance bobo, a bola bateu na mão do lateral Varjão dentro da área. Pedro Bicalho bateu o pênalti, mas o goleiro Lucas Flores fez a defesa, mantendo o 2 a 0 no placar.
Reação colorada
Sabendo que precisava se recuperar na partida, o Inter fez três trocas no intervalo da partida. Samuel, Lukayan e Leonardo entraram nos lugares de Lucas Ryan, Bizescki e Jonathan, respectivamente.
No entanto, a primeira boa oportunidade do segundo tempo foi do Palmeiras. Giovani se antecipou ao goleiro colorado, mas ficou sem ângulo e chutou ao lado da goleira do Inter. A resposta colorada foi praticamente instantânea. A bola foi alçada na área, acabou desviada e ia encobrindo o goleiro Mateus, mas ele conseguiu se recuperar e mandou para escanteio.
O Colorado seguiu tentando, mas esbarrava na falta de pontaria. Assim, fez mais duas trocas na equipe. O lateral-direito Bernardo entrou na vaga de Guilherme Varjão, e Vitinho substituiu o meio-campista Gustavo.
De tanto insistir, a equipe gaúcha conseguiu diminuir. Aos 26 minutos da etapa final, Lucca recebeu de costas para o gol, girou e bateu no canto do goleiro adversário.
Últimas tentativas
O Inter quase empatou três minutos depois. Vitinho, que recém havia entrado, ganhou da marcação e chutou rasteiro, mas o goleiro Mateus conseguiu fazer a defesa, sem dar rebote. O Colorado voltou a ameaçar a goleira adversário com o atacante. Ele superou a defesa palmeirense e arriscou, mas o camisa 1 pegou no centro do gol.
Já nos minutos finais, Estêvão arriscou de fora da área, mas a bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo, selando a eliminação colorada da competição das categorias de base.