Após superar Roger Federer, Stefanos Tsitsipas, 15º da ATP, segue fazendo história e bateu o espanhol Roberto Bautista Agut, 24º, em um jogaço que marcou a primeira derrota do espanhol no ano e a primeira semifinal de Grand Slam na carreira do grego. Agora, ele pega o espanhol Rafael Nadal, que venceu o norte-americano Frances Tiafoe por 3 sets a 0.
Aos 20 anos, o grego precisou de três horas e 15 minutos para superar Bautista em 7/5, 4/6 6/4 e 7/6 (2), tendo disparado 22 aces contra seis do espanhol, que cometeu duas duplas-faltas contra três do grego. Tsitsipas teve 38 erros não-forçados contra 32 de Bautista, que disparou 50 bolas vencedoras contra 68.
A partida começou com o tenista grego saindo quebrado e buscando romper a solidez do espanhol, que acabou caindo em uma bela paralela de Tsitsipas no oitavo game, quando devolveu a quebra e igualou a partida. A disputa seguiu firme, mas sacando para forçar o tiebreak, o espanhol cometeu erros, trabalhou com segundo serviço e viu Tsitsipas entrar em quadra para fechar com forehand.
Na segunda etapa, o espanhol seguiu a tática de pressionar, conquistou quebra no terceiro game, abriu 3/1 e administrou, tendo pouco trabalho em seus games de saque.
Na terceira parcial, o jogo seguiu equilibrado. Balançando o espanhol na linha de base e neutralizando seus ataques, o grego entrou em quadra para conquistar a quebra no quinto game, mas a vantagem não durou muito e Bautista cortou o ritmo agressivo do grego para devolver a quebra no oitavo game, mas não sustentou seu saque na sequência.
No quarto set, o jogo voltou a apresentar equilíbrio, com os dois tenistas jogando firme seus games de saque e proporcionando aos torcedores belos pontos. Sem quebras, o jogo se encaminhava para o tiebreak.
No décimo segundo game, Bautista sentiu a pressão, cometeu dupla-falta e precisou encarar o match-point com coragem. Ali, chamou o grego para a troca e variou bolas fundas de backhand com slice, até definir em um belo forehand cruzado, levando o set para o tiebreak.
Tsitsipas entrou agressivo, e logo abriu 3/0 com duas miniquebras, mas acabou exagerando na agressividade ao tentar evitar trocas com o espanhol, que, firme na linha de base, devolveu as duas miniquebras. Com forehand de dentro pra fora, o grego conquistou nova miniquebra no sexto ponto da disputa e novamente, com um voleio, abriu 5/2 e sacou com muita segurança para se garantir em sua primeira semifinal de torneio do Grand Slam.