Atual bicampeão do torneio, o suíço Roger Federer, número 3 do mundo, foi surpreendido e eliminado nas oitavas de final do Aberto da Austrália pelo grego Stefanos Tsitsipas (14º) em quatro sets, parciais de 6-7, 7-6, 7-5, 7-6, neste domingo em Melbourne. Seis vezes campeão do Grand Slam australiano, Federer, de 37 anos, se viu incapaz de quebrar o saque do jovem grego de 20 anos, apesar de ter tido 12 oportunidades na partida.
Esta foi a terceira eliminação precoce seguida para Federer, após derrotas inesperadas em Wimbledon e no US Open na temporada passada. O lendário suíço segue assim na busca por um 100º título na carreira e um 21º troféu de Grand Slam.
Por outro lado, Tsitsipas, uma das maiores promessas do circuito, alcança as quartas de final de um Slam pela primeira vez na jovem carreira. Por uma inédita vaga nas semifinais em Melbourne, o talentoso grego enfrentará agora o espanhol Roberto Bautista Agut (22º), que também surpreendeu ao derrotar um dos mais altos cabeças de chave, o croata Marin Cilic (6º), 6-7, 6-3, 6-2, 4-6, 6-4.
Mais cedo, Rafael Nadal, compatriota de Bautista Agut, também se classificou às quartas de final do Aberto da Austrália ao vencer nas oitavas o tcheco Tomas Berdych (57º), ex-Top 5 do mundo, em três sets, 6-0, 6-1, 7-6 (7/4).