Não deu para a brasileira Bia Haddad Maia seguir campanha no Aberto da Austrália. Mesmo fazendo um bom jogo contra a alemã Angelique Kerber, número dois do ranking mundial da WTA, a paulista caiu em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/3, em 1h21min de partida, e acabou sendo eliminada na segunda rodada, repetindo o desempenho da temporada passada.
Após três vitórias seguidas no qualifying e de uma ótima estreia contra a norte-americana Bernarda Pera, 67ª do mundo, Bia começou o confronto um tanto nervosa e acabou permitindo que a campeã de Melbourne em 2016 começasse vencendo o jogo por 3/0. Com muitos erros não forçados, 29 no set inicial, a brasileira acabou perdendo a primeira parcial em 47 minutos de disputa.
Já no segundo set, Bia começou muito bem e manteve o equilíbrio até 3/3. Mais à vontade, ela chegou a ter um break point ainda no terceiro game, mas não conseguiu quebrar o saque de Kerber, que pulou à frente em 4/3 e encaminhou a vitória.
Depois da partida, em entrevista aos canais ESPN, Bia Haddad Maia afirmou que se sentiu bem durante o confronto, mas que os erros não forçados acabaram sendo decisivos.
— Eu transformei ela (Kerber) em algo maior do que é. Poderia ter tido um pouco mais de paciência e tentar definir os pontos com mais trocas. Foram muitos erros não forçados (39 no total, contra 10 da alemã). Eu nem sei a estatística, mas acredito que ela não conseguiu tantos winners assim — disse a canhota de 22 anos, que chegou a dizer que sentiu um pouco atuar na principal quadra do torneio, a Rod Laver Arena.
Na segunda rodada, Angelique Kerber irá enfrentar a australiana Kimberly Birrell, que surpreendeu a croata Donna Vekic, 29ª cabeça de chave, em três sets (6/4, 4/6 e 6/1).
Wozniacki e Sharapova vencem e irão duelar na terceira rodada
Duas das principais estrelas da chave feminina do Aberto da Austrália também entraram em quadra nesta quinta-feira (16). Atual campeã, a dinamarquesa Caroline Wozniacki não encontrou dificuldades para superar a sueca Johanna Larsson, derrota por fáceis 6/1 e 6/3 e chegou a nove jogos sem derrota em Melbourne.
Agora, Wozniacki terá pela frente uma dura rival, a russa Maria Sharapova, campeã na Austrália em 2008 e finalista em outras três oportunidades. Nesta terça, a tenista de 31 anos bateu outra sueca, Rebecca Peterson, com parciais de 6/2 e 6/1.
Aliás, os três games perdidos neste confronto foram os primeiros que a ex-número um do mundo nesta competição, já que na estreia havia aplicado um duplo 6/0 sobre a britânica Harriet Dart.