A dinamarquesa Caroline Wozniacki conquistou seu primeiro título de Grand Slam no Aberto da Austrália, ao derrotar na final a romena Simona Halep em três sets, 7-6 (7/2), 3-6, 6-4, neste sábado em Melbourne.
Com a vitória, Wozniacki, de 27 anos e atual número 2 do mundo, voltará a assumir o primeiro lugar no ranking mundial, superando justamente Halep. A dinamarquesa, primeira tenista de seu país a conquistar um Grand Slam, já havia estado no topo do ranking há seis anos, entre final de 2010 e início de 2012.
Wozniacki disputava sua terceira final de Grand Slam na carreira, as duas primeiras perdidas no US Open (2009 e 2014). O tão almejado título chega em sua 43ª participação em Grand Slam.
Após momentos difíceis na carreira, Wozniacki reencontrou seu melhor tênis no ano passado, conquistando o WTA Masters em final de outubro, título mais relevante de sua carreira até este sábado.
A dinamarquesa é conhecida por sua capacidade defensiva e a consistência do fundo da quadra, duas qualidades que conseguiu mostrar na final, principalmente nos últimos pontos da partida. Para vencer Halep, porém, Wozniacki não se contentou em defender, acertando 25 winners na partida. A nova campeã chegou perto de ser eliminada na segunda rodada, pela croata Jana Fett, que chegou a ter 5-1 e dois match points no segundo set, antes de levar a virada.
A final em Melbourne não pecou por falta de emoção. Wozniacki começou melhor, quebrando a adversária no segundo game, mas Halep se recuperou antes de perder no tie-break. No meio do segundo set, a romena pareceu sofrer com o cansaço, resultado do calor e umidade de Melbourne (mais de 30 graus à noite). Mas, arriscando muito nos golpes de fundo da quadra, Halep conseguiu empatar a partida em um set para cada lado. Na última parcial, as duas tenistas protagonizaram um festival de quebras. Wozniacki garantiu o título após quebrar o saque da romena pela quarta vez no set.