As lesões de Enner Valencia e Lucas Alario antes da decisão diante do Juventude por vaga na final do Gauchão fizeram o técnico Eduardo Coudet chamar o jovem Ricardo Mathias para o elenco profissional. O centroavante de 17 anos treina com a equipe principal desde quarta-feira (20) e pode ser uma novidade entre os relacionados para o confronto da próxima segunda (25), às 21h45min, no Beira-Rio. Ricardo Mathias foi destaque do Inter na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano e tem convocações para a seleção brasileira sub-17.
Natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Ricardo Mathias chegou ao Inter no começo de 2022 vindo da Ferroviária, de Araraquara, após ter sido destaque no Paulistão Sub-15. À época, ele era empresariado pelo ex-centroavante colorado Christian. No mesmo ano, o garoto foi convocado para defender a seleção brasileira sub-17 pela primeira vez.
Destaque pela qualidade para fazer gols, o centroavante chama atenção pela altura. Do alto dos seus 1m92cm, ele ganhou espaço rápido na base do Inter. Na temporada passada, com apenas 16 anos, Ricardo Mathias integrou o grupo que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com a categoria sub-20. Ele participou de seis jogos, sempre saindo do banco.
Neste ano, Ricardo Mathias já chegou com status de titular ao principal torneio de base do futebol brasileiro e foi o destaque do Colorado apesar da campanha decepcionante da equipe, com eliminação na segunda fase da competição. O centroavante balançou as redes três vezes em três jogos, o que contribuiu para chamar atenção da comissão técnica comandada por Eduardo Coudet. O jovem tem contrato com o Colorado até julho de 2025.
— O Ricardo é um atacante muito interessante porque, apesar de ser muito alto, ele não é lento. Pelo contrário, ele tem bastante agilidade para finalizar. Além disso, tem um senso de posicionamento muito bom. Conosco, ele fez muitos gols por estar bem colocado. Fiquei feliz por ter participado do processo de desenvolvimento dele e seguimos na torcida para que ele atinja todos os objetivos que sabemos que é capaz — afirmou Eder Moraes, que foi técnico de Ricardo Mathias no time sub-17 do Inter.
Seleção sub-17
Convocado para a seleção brasileira sub-17 pela primeira vez em 2022, Ricardo Mathias fez parte do elenco que disputou o Sul-Americano da categoria no ano passado. Ele atuou em cinco partidas da campanha do título do Brasil, sendo uma partida como titular. Ele anotou diante do Chile seu único gol no torneio. Ricardo Mathias acabou ficando fora do grupo que disputou o Mundial Sub-17, em novembro passado.