O 2024 do Inter começa oficialmente nesta segunda-feira (8), quando a comissão técnica e os jogadores se reapresentam no CT Parque Gigante para iniciar a preparação para a temporada. Serão quatro competições para o Colorado: Gauchão, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão.
A partir das 9h, o elenco se reúne com o técnico Eduardo Coudet, faz exames médicos e realiza as primeiras atividades físicas de 2024. Algumas caras novas já serão vistas, como o zagueiro Robert Renan — que foi cortado da seleção pré-Olímpica a pedido do Inter — e o atacante Lucas Alario. O goleiro Ivan, que foi contratado no domingo (7), também deve estar presente no CT. A principal ausência em relação ao ano passado é o volante Johnny, que já está na Espanha para defender o Betis.
A reapresentação para a imprensa será às 16h30min, no Estádio Beira-Rio. Durante a primeira semana serão 10 turnos de atividades, com treinos pela manhã e pela tarde em praticamente todos os dias. O clube ainda não confirmou nenhum jogo-treino, portanto o primeiro adversário do ano será o Avenida, em casa, pelo Gauchão, no final de semana do dia 21 de janeiro.
O próprio Estadual servirá de preparação para as competições maiores, porém, o presidente Alessandro Barcellos afirmou recentemente em entrevista a GZH que o Campeonato Gaúcho é uma prioridade.
— Precisamos retomar esse título — disse sobre o torneio que o Colorado não vence desde 2016.
Contudo, o grande objetivo do ano é o Brasileirão. Para o presidente, o clube e a torcida precisam estar bem envolvidos para conquistar esse título. A última vez foi em 1979.
— Estamos montando uma equipe para enfrentar esse calendário. É óbvio que o Inter entra na Copa do Brasil e na Sul-Americana para ganhar, mas já vimos que tirar os titulares do Brasileirão pensando em recuperar mais na frente ou no segundo turno pode custar pontos importantes. Não vamos deixar. Queremos que o campeonato seja disputado em 38 finais — afirmou Barcellos.
Elenco recheado e tem mais por vir
O Colorado deve ter 28 jogadores presentes na reapresentação nesta segunda. No entanto, o clube ainda busca mais opções no mercado. Para o meio de campo, o volante Fernando deve chegar durante a semana, após 16 temporadas no futebol europeu. Além dele, o meia Hyoran é outro que está encaminhado. Ele estava no Atlético-MG e não renovou seu contrato, ficando livre para negociar.
Outro reforço que está próximo é Rafael Borré, que está acertado com o Inter e tenta a liberação antecipada do empréstimo junto ao Werder Bremen. No domingo pela manhã, o clube alemão jogou um amistoso e o atacante colombiano entrou na segunda etapa. Borré pertence ao Eintracht Frankfurt e está emprestado até junho. A direção colorada já acertou valores para comprá-lo e o jogador de 28 anos deve assinar por quatro temporadas.
Duas ausências garantidas na reapresentação são os meias Mauricio e Matheus Dias, que estão com a seleção brasileira que vai disputar o torneio Pré-Olímpico, que ocorrerá entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro, na Venezuela. Ambos vão perder a pré-temporada e seis rodadas do Gauchão.
Veja os jogadores que devem estar na reapresentação do Inter*
Goleiros - 4
- Rochet
- Keiller
- Anthoni
- Ivan
Laterais - 4
- Mallo
- Bustos
- Renê
- Thauan Lara
Zagueiros - 5
- Mercado
- Igor Gomes
- Nico Hernández
- Vitão
- Robert Renan
Meio-campistas - 8
- Rômulo
- Gabriel
- Bruno Henrique
- Aránguiz
- De Pena
- Campanharo
- Alan Patrick
- Lucas Ramos
Atacantes - 7
- Valencia
- Wanderson
- Alario
- Luiz Adriano
- Lucca
- Pedro Henrique
- Gabriel Barros
*Mauricio e Matheus Dias estarão com a seleção brasileira pré-olímpica
Primeiros jogos do Inter na temporada (todos pelo Gauchão)
- Inter x Avenida - Estádio Beira-Rio (20, 21 ou 22/1)
- São Luiz x Inter - Estádio 19 de Outubro (24 ou 25/1)
- Inter x Ypiranga - Estádio Beira-Rio (27, 28 ou 29/1)