A busca do Inter por contratações que empolgam a torcida, com nomes como Lucas Alario e Rafael Santos Borré para o ataque, também visa reforçar o sistema defensivo. O zagueiro Robert Renan foi anunciado na quarta-feira e a diretoria se move em busca de um primeiro volante para repor a saída de Johnny, vendido para o Betis. Pois do clube rival na cidade espanhola pode vir Fernando, de 36 anos, que deixou o Sevilla na última semana de 2023 e está livre no mercado.
Natural de Goiânia, Fernando ficou conhecido do público brasileiro quando apareceu com destaque na Europa. Ele foi formado pelo Vila Nova, mas deixou o clube goiano antes de completar 20 anos para assinar com o Porto.
Inicialmente, acabou emprestado ao pequeno Estrela Amadora e retornou ao Porto já na temporada seguinte como titular da equipe que terminou campeã com apenas duas derrotas em 30 rodadas do Campeonato Português.
A passagem de Fernando no Porto foi extremamente vitoriosa. Em seis temporadas, ele conquistou quatro vezes o Campeonato Português, outras quatro a Supertaça, a Taça de Portugal em três oportunidades e uma Liga Europa.
Em julho de 2014, Fernando foi vendido para o Manchester City por 17,5 milhões de euros. Foram três temporadas na Inglaterra. Fernando não chegou a ser titular absoluto da equipe. Atuou mais na primeira temporada, quando iniciou 22 partidas na Premier League. Em 2016/17 perdeu espaço com a chegada de Pep Guardiola e acabou pedindo para deixar o clube. O brasileiro reconheceu que seu estilo não combinou com o jeito de jogar do técnico espanhol.
— Não correu como eu queria, mas também já estava à espera (pelo estilo de jogo). Não vale a pena ficar no Manchester City e não ser utilizado. Quero jogar e já comuniquei ao clube o desejo de sair — declarou Fernando pouco antes de ser transferido para o Galatasaray, onde jogou duas temporadas e foi bicampeão turco.
Características
A característica de jogo de Fernando, que não casou com Guardiola, é que ele desde os primeiros passos no futebol europeu se mostrou um volante mais marcador que armador. A parte física é um ponto forte tanto em relação ao que demonstra nas ações do campo quanto à resistência. Em 16 temporadas completas na Europa, Fernando disputou mais de 30 jogos em 14 delas.
No Sevilla desde 2019, o goiano esteve em campo em 167 partidas. Ele marcou sete gols, sendo o clube espanhol onde ele mais balançou as redes. No Porto fez seis. Por City e Galatasaray foram quatro gols em cada. Além disso, ele anotou um em sua passagem pelo Estrela Amadora em sua chegada à Europa. São números que mostram como ele não é um volante que se destaca pelos gols, mas, sim, pela parte defensiva. Em 2009, após um jogo contra o Manchester United de Cristiano Ronaldo, ganhou da torcida do Porto o apelido de polvo por ter se destacado nos desarmes. O apelido o acompanhou com as torcidas seguintes das camisas que vestiu.
Fernando havia assinado seu último contrato com o Sevilla em junho de 2023, com duração até o final da temporada europeia. No entanto, o vínculo foi interrompido em 28 de dezembro a pedido do jogador, que alegou motivos pessoais. Fernando deixou o clube como ídolo. O jornal Marca destacou que o brasileiro deixou um “legado insuperável” no clube.
— Ele foi capaz de ganhar aceitação de uma torcida tão extremista quanto a sevilhista. Chegou com uma maturidade notável mostrando que futebol se joga com a cabeça antes que com os pés, algo que só se entende com anos de experiência. Fernando sempre adivinhava as intenções dos adversários, conhecendo melhor que eles mesmos as virtudes e defeitos do rival que carregava a bola para aplicar um futebol simples, de recuperação, ordem e de devolver para os companheiros de maneira correta — escreveu o jornalista Alberto Fernández.
Na quinta-feira, Fernando foi homenageado pelo Sevilla antes do jogo com o Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol. O brasileiro conquistou pelo clube duas vezes a Liga Europa, a última em 2023 diante da Roma, quando ele foi titular na decisão disputada em Budapeste, na Hungria.
Fernando na última temporada no Sevilla
- 23 jogos (10 como titular)
No Campeonato Espanhol
- 8 jogos (5 como titular)
- 1,1 desarme por jogo
- 0,9 interceptação por jogo
- 4,4 bolas recuperadas por jogo
- 25,9 passes por jogo (87% de eficácia)
- 12,3 passes no campo adversário por jogo (84% de eficácia)
Fernando em clubes
Vila Nova
- 13 jogos, 1 gol
Título
- 1 Campeonato Goiano (2005)
Estrela Amadora-POR
- 31 jogos, 1 gol
Porto
- 236 jogos, 4 gols
Títulos
- 4 Campeonatos Portugueses
- 4 Supertaças de Portugal
- 3 Taças de Portugal
- 1 Liga Europa
Manchester City
- 101 jogos, 4 gols
Título
- 1 Copa da Inglaterra
Galatasaray
- 58 jogos, 4 gols
Títulos
- 2 Campeonatos Turcos
- 1 Copa da Turquia
Sevilla
- 167 jogos, 7 gols
Título
- 2 Ligas Europa