O Inter anunciou a contratação de Robert Renan, zagueiro que chega por empréstimo junto ao Zenit, da Rússia. Aos 20 anos, o jogador é valorizado no mercado e por isso a negociação foi desgastante até o desfecho positivo para o Colorado. Tanto, que uma das cláusulas do contrato protege o clube de uma possível saída do defensor em junho.
Conforme apuração de GZH, o Inter estipulou no contrato uma cláusula de indenização caso o Zenit aceite alguma proposta pelo jogador na próxima janela de transferências. Em caso de venda, o Inter será ressarcido com, no mínimo, 4 milhões de euros (R$ 21,5 milhões). O valor varia de acordo com a proposta aceita pelos russos e foi imposto pelos gaúchos para que possa haver condições de buscar uma reposição.
Além desta cláusula de "taxa de vitrine", o Colorado também conseguiu que o jogador fosse emprestado pelos russos sem o pagamento de um valor inicial. O clube gaúcho arcará apenas com o salário do jogador, que gira em torno de R$ 350 mil. A leitura do Zenit era de que o jovem precisava ganhar minutos em campo. Tanto que buscou um atleta com mais rodagem, o zagueiro Nino, do Fluminense, tem conversas avançadas para jogar no clube russo.
Outro ponto que precisou ser negociado foi o tempo do empréstimo. Inicialmente, o Zenit só tinha interesse no empréstimo do jogador até junho. Por este motivo, por exemplo, o Corinthians acabou saindo da negociação. O Inter firmou posição e conseguiu assegurar um vínculo até dezembro. Além dos paulistas, o Vasco também tentava a contratação. Porém, o projeto apresentado pelo Inter foi o que mais seduziu o jogador.
Robert Renan tem convocações frequentes pelas seleções de base e foi chamado para a disputa do torneio Pré-Olímpico, que será realizado na Venezuela. Por isso, vai desfalcar o Inter na pré-temporada e durante as seis primeiras rodadas do Gauchão. A competição internacional acontece entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro e pode garantir vaga ao Brasil no Jogos Olímpicos de Paris.
* Com informações do repórter Bruno Flores