O técnico Eduardo Coudet terá ainda quase uma semana para definir a equipe que enfrentará o São Paulo, na próxima quarta-feira (13), pela retomada do Brasileirão. Entretanto, uma decisão parece certa: Lucca será o centroavante. Caso a situação se confirme, será apenas a segunda vez em que o garoto de 20 anos iniciará uma partida como atleta profissional do Inter.
Apesar da oportunidade que está prestes a aparecer, a brecha se dará muito mais por conta das ausências de Enner Valencia, que disputará uma partida com a seleção equatoriana pelas Eliminatórias Sul-Americanas no dia anterior, e pela suspensão de Luiz Adriano, expulso no empate com o Goiás. Até mesmo Pedro Henrique, que poderia vir a ser uma alternativa, teve diagnosticada uma fratura no antebraço esquerdo.
— Tivemos a expulsão do Luiz, não sabemos o que aconteceu com o Pedro. Por isso, falei da importância do grupo, da responsabilidade do grupo, não do time. A responsabilidade do Inter é ganhar cada jogo que entra em campo. Vamos tentar fazer um grande trabalho. Teremos a semana completa. Quem ficar para trabalhar terá de dar algo a mais — avaliou o treinador colorado após o duelo em Goiânia.
Desde que subiu para os profissionais, no início da pré-temporada em janeiro, o jovem atacante foi utilizado 24 vezes, quase sempre saindo do banco de reservas. Para se ter uma ideia, foram 355 minutos em campo com a camisa colorada, o que somados daria menos de quatro jogos completos. Até agora, balançou as redes adversárias uma única vez — contra o são José, pelo Gauchão — e deu duas importantes assistências para gols de Alemão e De Pena, contra Metropolitanos e Nacional respectivamente, ainda na fase de grupos da Libertadores.
O período em que mais permaneceu no gramado foi exatamente quando iniciou como titular, no dia 31 de maio, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o América-MG, em que o Inter foi eliminado nos pênaltis. Na ocasião, Valencia ainda não havia chegado ao Beira-Rio e o então treinador Mano Menezes não pôde contar com Luiz Adriano, que estava cumprindo o protocolo de concussão cerebral por ter sofrido um choque de cabeça na partida anterior. Assim, a disputa se deu com Alexandre Alemão, por quem acabaria substituído aos 31 minutos da segunda etapa.
Apesar de não ter sido responsável por nenhuma finalização ao gol mineiro neste tempo em que atuou como referência do ataque, Lucca sofreu um pênalti que acabou convertido por Pedro Henrique. Os outros gols foram anotados por Nico Hernández e Igor Gomes, mas não foram o bastante para evitar a eliminação no torneio nacional. Quase quatro meses depois, uma nova chance surgirá para o menino provar o seu valor e cavar mais minutos com a camisa vermelha.
Confira todos os jogos de Lucca como profissional:
- Inter 2x2 Juventude (Gauchão): 13 minutos
- Avenida 1x1 Inter (Gauchão): 1 minuto
- Novo Hamburgo 0x0 Inter (Gauchão): 8 minutos
- Inter 2x2 Caxias (Gauchão): 8 minutos
- Inter 2x0 São José (Gauchão): 14 minutos e 1 gol
- Caxias 1x1 Inter (Gauchão): 7 minutos
- Independiente Medellín 1x1 Inter (Libertadores): 20 minutos
- Inter 2x1 CSA (Copa do Brasil): 26 minutos
- Fortaleza 1x1 Inter (Brasileirão): 16 minutos
- Inter 1x0 Metropolitanos (Libertadores): 11 minutos e 1 assistência
- Inter 1x0 Goiás (Brasileirão): 12 minutos
- Inter 2x2 Nacional (Libertadores): 8 minutos e 1 assistência
- São Paulo 2x0 Inter (Brasileirão): 21 minutos
- Inter 0x2 Athletico-PR (Brasileirão): 16 minutos
- Atlético-MG 2x0 Inter (Brasileirão): 3 minutos
- Inter 2x0 Bahia (Brasileirão): 2 minutos
- Inter 3x1 América-MG (Copa do Brasil): 59 minutos
- Santos 1x1 Inter (Brasileirão): 19 minutos
- Inter 2x1 Vasco (Brasileirão): 13 minutos
- Coritiba 0x1 Inter (Brasileirão): 11 minutos
- Inter 0x0 Cruzeiro (Brasileirão): 9 minutos
- Fluminense 2x0 Inter (Brasileirão): 21 minutos
- Inter 0x0 Palmeiras (Brasileirão): 15 minutos
- Goiás 0x0 Inter (Brasileirão): 22 minutos