Uma das metas do Inter para o segundo semestre é aprender a atuar de forma mais competitiva mesmo quando não puder contar com o meia Alan Patrick, destaque da equipe na temporada. O primeiro desafio será já no próximo domingo (9), contra o Fluminense, quando o camisa 10 será desfalque por suspensão. Em princípio, Carlos de Pena e Jean Dias brigam pela vaga.
O técnico Mano Menezes avalia que Alan Patrick tem características únicas e reconhece ser difícil encontrar um atleta no mercado para ser o seu reserva imediato. Logo, quando o meia estiver suspenso ou lesionado, caberá ao treinador fazer algumas alterações na estrutura da equipe para substituir o camisa 10 com outros atletas do grupo.
— Temos jogadores que vão estar no lugar do Alan Patrick quando ele não estiver. As escolhas são claras. Ou vamos estar com Mauricio, ou, como estivemos contra o America-MG, com o Campanharo, que dá qualidade de jogo também. Temos que encontrar soluções. É isso, sem choro — disse Mano Menezes, após o empate por 0 a 0 com o Cruzeiro, no sábado (1).
Logo, para o jogo contra o Fluminense, a tendência é de que Mauricio seja deslocado do setor direito e assuma mais responsabilidades na armação de jogadas. Campanharo, que já atuou como camisa 10 no início na carreira, seria o seu reserva imediato.
A dúvida é quem entraria no meio-campo pelo lado para executar a função normalmente desempenhada por Mauricio. Se a opção for por um time mais ofensivo, Jean Dias vira o favorito. Porém, caso a escolha seja por uma equipe mais resguardada, Carlos de Pena ganha mais chances.
Uma situação que não pode ser descartada, se não contra o Fluminense, para o futuro, é a possibilidade de Mano Menezes alterar o esquema tático e colocar Enner Valencia na vaga de Alan Patrick, com o equatoriano fazendo companhia a Luiz Adriano no ataque. O próprio treinador cogitou essa possibilidade na sua entrevista.
— Podemos armar o time com dois atacantes, compensando um pouco a situação do meia e criando a armação de uma forma um pouco diferente. Agora (com a chegada de Enner Valencia) teremos essa condição de ter dois atacantes por dentro — finalizou.
Com De Pena, o time colorado teria: John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo e Johnny; Wanderson, Mauricio e Carlos de Pena; Luiz Adriano.
Já com Jean Dias, a escalação seria a seguinte: John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo e Johnny; Jean Dias, Mauricio e Wanderson; Luiz Adriano.
Por fim, em uma hipótese mais improvável, com Enner Valencia na equipe, Mano escalaria a seguinte equipe: John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo, Johnny, Mauricio e Wanderson; Enner Valencia e Luiz Adriano.
O time seria definido nos treinamentos ao longo da semana no CT do Parque Gigante.