O Inter começa a semana aumentando a sequência de invencibilidade para 10 jogos, mas agora está fora do G-6 do Brasileirão. O empate com o Cruzeiro no sábado (1º) à noite, diante de quase 25 mil pessoas no Beira-Rio, tirou a equipe de Mano Menezes da zona de classificação para a Libertadores de 2024, ainda que a mantenha perto do pelotão de cima da competição.
O cansaço, uma necessidade de mudança já nos minutos iniciais e o bom desempenho do adversário foram apontados por Mano Menezes como razão para o empate em casa, em um jogo em que teve um jogador a mais por meia hora depois da expulsão do zagueiro Lucas Oliveira. O técnico colorado lamentou ter jogado no sábado, sem um período maior de intervalo após ter entrado em campo na quarta-feira, completando quatro jogos em 10 dias. O time colorado, na visão de Mano, começou mal e demorou para encaixar:
— Entramos um pouco abaixo do que um jogo dessa qualidade exige. O Cruzeiro veio com uma alteração tática que tornou a equipe mais próxima, com Bruno de centroavante. No intervalo nos organizamos e voltamos melhor. Cada equipe levou um tempo, e acho que o resultado foi justo pelo que as duas equipes apresentaram. Em um campeonato duro como esse, às vezes ganha jogos assim, em outras ganha até quando o adversário é melhor, desta vez tivemos um empate.
A baixa foi dupla. Alan Patrick precisou sair aos 17 minutos porque levou uma bolada no olho. Segundo o técnico, ele "perdeu parte da visão do olho momentaneamente" e não conseguiu retornar. Jean Dias entrou em seu lugar e foi substituído antes do final do jogo. Segundo o técnico, porque poderia atuar pela ponta e também fechar o meio. Para piorar a situação, Alan Patrick, no intervalo da partida, reclamou do árbitro e levou cartão amarelo. Como foi seu terceiro, está fora do confronto com o Fluminense, marcado para o próximo domingo (9).
Para esse compromisso, Mano poderá contar com Enner Valencia. O treinador não quis confirmar se o equatoriano estreará no Maracanã ou se ficará mais uma semana se preparando para enfrentar o Palmeiras no final de semana seguinte, no Beira-Rio. Ele até deu pistas de usá-lo ao mencionar que pode montar o time com dois atacantes centralizados (no caso o equatoriano mais Luiz Adriano). Quem pode ganhar mais tempo é Aránguiz.
O chileno voltou a jogar pelo Inter, entrando na metade final do segundo tempo. Seus minutos agradaram a Mano:
— Foi muito positivo. Só tínhamos o parâmetro do treinamento. Ele tem muita qualidade técnica, precisa de disputa. Saio muito contente com o que aconteceu. Naquele momento foi importante, trouxemos a torcida de volta para o jogo.
— É uma sensação boa voltar. Fazia muito tempo que não jogava, somar minutos me deixa contente. Depois, o resultado não acompanhou, queríamos ganhar, mas isso é assim, podemos ganhar fora também. Temos de seguir nessa linha.
Será uma semana cheia para treinar. O Inter volta a campo apenas no domingo. Mas na quarta-feira (5), conhecerá seu adversário nas oitavas de final da Libertadores. Primeiro de seu grupo, o Colorado estará no pote 1 do sorteio, marcado para 13h.