Na tão esperada estreia de Enner Valencia no Beira-Rio, brilhou a estrela de John. O goleiro do Inter foi grande nome do empate em 0 a 0 com Palmeiras, na noite deste domingo (16), pela 15ª rodada do Brasileirão. O resultado não foi bom para nenhum dos times em uma rodada na qual o líder Botafogo voltou a vencer e aumentar a distância para gaúchos e paulistas.
Mais aplaudido no anúncio da escalação colorada, Valencia teve algumas boas movimentações e uma finalização bem defendida por Weverton, no primeiro tempo. Até tentou uma bicicleta na etapa final, mas não conseguiu acertar a bola como queria. O empate deixa o Inter agora com 22 pontos, a três do G-6 e 17 da liderança.
O técnico Mano Menezes terá uma semana livre para preparar o time novamente. O próximo compromisso do Inter será no domingo (23), às 16h, diante do Bragantino, no interior paulista.
Na tão esperada estreia de Enner Valencia no Beira-Rio, Mano Menezes optou por sacar Luiz Adriano da equipe e deixou o equatoriano como o comandante do ataque colorado. A escalação do Inter ainda teve como novidade a presença de Aránguiz como titular. No Palmeiras, sem Rony e Dudu, Abel Ferreira apostou no jovem Jhon Jhon e no argentino Flaco López para acompanhar Artur e Raphael Veiga no setor ofensivo.
Com Aránguiz posicionado como volante ao lado de Rômulo, Mano manteve o sistema 4-2-3-1 tendo De Pena aberto pelo lado direito, Alan Patrick por dentro e Wanderson pela esquerda na linha de três atrás de Enner Valencia.
O jogo começou com o Inter tentando impor um ritmo acelerado. Alan Patrick foi o responsável pela primeira finalização logo no minuto inicial. Aos 15, Wanderson bateu para defesa de Weverton após virada de jogo de Valencia.
Na estreia de Enner no Beira-Rio, quem brilhou foi John, e há um recado nisso
Confira a coluna
O Inter tinha a iniciativa de jogo, mas não conseguia encontrar espaços quando enfrentava o Palmeiras posicionado em sua defesa.
Aos poucos, o time visitante começou a encontrar espaço a partir de Jhon Jhon, que saia da ponta para o centro e causava dificuldade na marcação colorada. Aos 19, a grande chance do Palmeiras na primeira etapa iniciou em uma jogada assim e chegou até Gabriel Menino, que chutou forte da entrada da área. John deu rebote e a bola sobrou limpa para Raphael Veiga, que bateu por cima tendo o gol aberto a sua frente.
O Inter criou suas melhores chances depois dos 30. E foram três boas chegadas em três minutos. Primeiro, o lance começou com desarme de Aránguiz e um passe para Alan Patrick. O camisa 10 tocou na medida para Valencia, que chutou procurando o ângulo e parou em defesa de Weverton. A jogada gerou um escanteio e nova chance. Após cobrança de Alan Patrick, Vitão ganhou pelo alto e cabeceou forte para nova defesa do goleiro alviverde. Aos 33, De Pena recebeu de Valencia na área e chutou à esquerda do gol.
Inter precisa melhorar num quesito que preocupa o torcedor
Confira a coluna
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio comprovado nos números. A posse de bola esteve praticamente dividida, 49% para o Inter e 51% para o Palmeiras. Os dois times finalizaram seis vezes, sendo que o Colorado acertou três no alvo contra duas dos visitantes.
Mano Menezes voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Mercado sentiu um desconforto na coxa esquerda e deu lugar a Nico Hernández. Já Aránguiz sentiu o quadril. Seu substituto foi Campanharo. Sem mudanças, o Palmeiras voltou melhor do vestiário. A equipe visitante conseguiu ter o controle da bola e começou empurrando o Inter para trás.
Dominado, o Inter contou novamente com um John salvador. Aos 12, Gabriel Menino conseguiu a infiltração completamente sozinho e apareceu na frente do goleiro colorado, que teve uma reação rápida para fazer a defesa que manteve o placar em 0 a 0.
Diante da superioridade do Palmeiras, Mano Menezes buscou uma mudança de posicionamento no seu setor ofensivo. De Pena passou a jogar pelo lado esquerdo e Wanderson pela direita em uma tentativa de atacar os espaços gerados pelas subidas de Piquerez.
Abel Ferreira começou a mudar sua equipe a partir dos 20. Primeiro, Richardo Rios entrou no lugar de Gabriel Menino. Depois, Endrick e Bruno Lopes entraram por Flaco López e Raphael Veiga. Mano respondeu com Lucca no lugar de Wanderson. De Pena a essa altura já havia voltado a jogar pelo lado direito do ataque.
O Palmeiras teve uma nova grande chance aos 32. Mais uma vez apareceu John. Dessa vez, o goleiro parou o zagueiro Murilo, que ganhou pelo alto da defesa colorada após falta batida por Artur.
Inter não pode reclamar do empate com o Palmeiras
Confira a coluna
Mano decidiu fazer uma mudança mais ofensiva apenas nos minutos finais, quando Luiz Adriano entrou no lugar do volante Rômulo. Uma tentativa tardia para buscar os três pontos. Quem esteve perto deles foi o Palmeiras, mas John apareceu novamente nos acréscimos para impedir o gol de Jhon Jhon.
Mano ainda fez uma troca um tanto quanto estranha para quem empatava em casa. Nos acréscimos, Valencia foi sacado para a entrada do volante Gabriel. Se no primeiro tempo houve equilíbrio, o segundo mostrou a superioridade do Palmeiras, que finalizou dez vezes contra três do Inter. Na noite na qual as atenções estavam em Valencia, John foi o grande nome para segurar um empate em jogo na qual o Colorado acabou dominado na etapa final.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão – 15ª rodada -16/7/2023
Inter (0)
John; Bustos, Vitão, Mercado (Nico Hernández, INT), Renê; Rômulo (Luiz Adriano, 43’/2ºT), Aránguiz (Campanharo, INT); De Pena, Alan Patrick, Wanderson (Lucca, 29’/2ºT); Valencia (Gabriel, 45’/2ºT). Técnico: Mano Menezes
Palmeiras (0)
Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Rios, 20’/2ºT); Artur, Raphael Veiga (Endrick, 25’/2ºT), Jhon Jhon; Flaco López (Breno Lopes, 25’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira
CARTÕES AMARELOS: Vitão (I); Gabriel Menino, Flaco López, Gustavo Gómez (P)
PÚBLICO PAGANTE: 37.032
PÚBLICO TOTAL: 41.823
RENDA: R$ 1.270.129,00
ARBITRAGEM: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE), auxiliado por Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA). VAR: Rodrigo Nunes de Sa (Fifa-RJ).
LOCAL: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Próximo jogo
Domingo, 23/7 - 16h
Bragantino x Inter
Estádio Nabi Abi Chedid - Brasileirão (16ª rodada)