Adversário do Inter nesta quarta (28), às 19h, em jogo decisivo por vaga nas oitavas da Libertadores, o Independiente Medellín (DIM) vem a Porto Alegre ainda sem ter seu novo técnico definido. A equipe será comanda por Juan Sebastián Botero, de 36 anos, o interino que comanda o time após a demissão de David González. Ele tem 100% de aproveitamento no torneio continental, mas fracassou no Campeonato Colombiano.
Filho de imigrantes colombianos, Botero nasceu nos Estados Unidos e foi um meio-campista que defendeu o DIM entre 2004 e 2007. Ele vinha trabalhando na base do clube e assumiu a equipe principal após David González não suportar a pressão pelos resultados ruins no Campeonato Colombiano.
David González foi demitido logo após a derrota para o Deportivo Pereira, em 7 de maio, quando faltavam três rodadas para o término da primeira fase do Torneio Apertura e o Independiente Medellín corria risco de ficar do G-8, que leva para os quadrangulares finais.
Juan Sebastián Botero conquistou duas vitórias e um empate nas três rodadas e conseguiu classificar o DIM. A campanha no quadrangular semifinal, no entanto, foi ruim. A equipe não venceu nenhuma partida. Com quatro derrotas e dois empates, terminou na lanterna da chave.
O Torneio Apertura do Campeonato Colombiano terminou no último sábado, com o Millonarios conquistando o título na final sobre o rival do Independiente Medellín, o Atlético Nacional, que é treinado pelo brasileiro Paulo Autuori.
— O Independiente Medellín chega mal eliminado no campeonato nacional e com técnico emergente e sem pressão. David González cometeu muitos erros e acabou demitido antes do final do Campeonato Colombiano. Para enfrentar o Inter a equipe tem desfalques, há problema para formar o lado direito da defesa. Vai jogar pelo empate sabendo que o Inter precisa vencer, pois o Nacional certamente irá superar o Metropolitanos no outro jogo do grupo — avalia o jornalista colombiano Eduardo Sánchez, da Munera Easmant Radio 7.90 am, de Medellín.
100% na Libertadores
Se no Campeonato Colombiano o DIM fracassou sob comando do interino, na Libertadores a equipe tem 100% de aproveitamento desde a saída de González. Foi com Juan Sebastián Botero que o clube venceu Nacional e Metropolitanos e assumiu a liderança do Grupo B. Por conta disso, os colombianos precisam de apenas um empate no Beira-Rio para avançar para as oitavas de final, fase que não alcança desde 2005.
Para enfrentar o Inter, Botero terá quatro desfalques: o zagueiro Victor Moreno, o meio-campista Andrés Ricaurte e os atacantes Diber Cambindo e Andrés Ibargüen. Autor de nove gols em 22 jogos em 2023, Cambindo acertou transferência para o Cruz Azul, do México.
Taticamente, Botero manteve o padrão dos tempos de González . Ele tem adotado o sistema 4-2-3-1 como prioritário, mas em algumas partidas fora de casa coloca um volante a mais, alterando para 4-1-4-1 com tripé no meio-campo. É possível que isso ocorra no Beira-Rio.
Provável time do DIM
No total, o DIM fez 10 jogos sob o comando de Botero. São quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas no período. A equipe marcou 11 gols e sofreu nove. Confira a provável escalação para a partida desta quarta no Beira-Rio.