Capitão da equipe, camisa 10 e vice-artilheiro na temporada. Alan Patrick vive um momento diferente no Inter. O atleta tem sido fundamental no sistema do time de Mano Menezes e marcou seis gols nos últimos seis jogos. Ele está próximo de bater recorde individual com a atual média e poderá ultrapassar em breve seu número de redes balançadas de 2022.
Profissional desde 2009, o jogador, que está na segunda passagem pelo Beira-Rio, acumula 65 gols na carreira em 392 partidas entre o Colorado, Santos, Palmeiras, Flamengo e Shakhtar Donetsk. A média é de um gol a cada seis jogos.
Segundo o site o ogol, o meia balançou as redes nove vezes na temporada 2019/2020 em 38 partidas, em seu melhor desempenho individual até o momento. Em 2023, Alan Patrick já anotou sete em 15 aparições, sendo 14 como titular.
Atualmente, o camisa 10 está atrás apenas de Pedro Henrique na disputa pela artilharia colorada. Mauricio, jovem meia, está na terceira posição, com quatro.
Numa comparação desde o retorno de Alan Patrick à capital gaúcha, há exatamente um ano, seu rendimento físico e técnico melhorou. Na temporada passada, sete gols foram marcados em 30 jogos, enquanto agora a metade de partidas foi necessária para igualar a marca.
Outro aspecto que é elogiado é a capacidade do atleta em suportar mais minutos em campo. No último ano, após recuperação de cirurgia de hérnia inguinal, tendo perdido treinos pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, ele aguentou apenas um duelo completo, diante do Fortaleza, fora de casa. Na ocasião, Mano Menezes teve problemas de lesões e expulsões e manteve o articulador sem as melhores condições durante a integralidade do confronto.
Em 2023, o cenário mudou: já são oito partidas completas. Com saídas de Taison e Edenilson, o camisa 10 assumiu a liderança no vestiário e herdou a braçadeira de capitão. Nos bastidores, o fato é apontado como importante na fixação de Alan Patrick como figura central da equipe.