O Inter segue sem saber o que é perder jogando dentro de casa. Neste domingo (26), a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro garantiu mais três pontos no Brasileirão Feminino e a sequência invicta, que chega a 20 jogos na condição de mandante. Fabiola Sandoval foi a responsável pelo gol do triunfo no CT da Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. Com o resultado, o time chega aos 10 pontos em cinco jogos disputados. Momentaneamente, é o terceiro colocado. Na próxima rodada, o time volta a jogar em casa. No sábado (1°), o compromisso será contra o Avaí Kindermann, às 11h, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.
O Inter iniciou a partida com mudança na escalação: Tamara assumiu a lateral-direita no lugar de Roberta. Na demais posições, Maurício Salgado manteve as mesmas peças: Gabi Barbieri; Tamara, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Fany Gauto, Sandoval e Pati Llanos; Aquino e Priscila.
Os primeiros minutos começaram com intensa movimentação e disputa. Aos sete minutos, o Inter tentou pelo alto. Na trama entre Gauto, Aquino e Eskerdinha, pelo lado esquerdo, a bola foi alçada na área tentando encontrar Priscila, mas o cruzamento foi forte demais. O Cruzeiro chegou ao ataque na construção de Mari Pires. A meio-campista recebeu na entrada da grande área e lançou Isa Fernandes, que invadia a área para sair cara a cara com Barbieri. A defesa colorada conseguiu afastar. Apesar de apresentar volume, o time não conseguia superar a barreira defensiva do Inter. Byanca Brasil, artilheira da equipe mineira, passou praticamente em branco na fase inicial do jogo.
Com incentivos para avançar, vindos das arquibancadas do CT da Morada dos Quero-Queros, as Gurias Coloradas chegavam, mas pecavam no último momento da finalização. Aquino, pelo lado esquerdo, era uma das principais válvulas de escape, porém, faltava capricho de quem recebia para o prosseguimento da jogada.
A chance mais perigosa do jogo veio aos 30 minutos. Há poucos passos da grande área, Aquino cobrou falta direto, obrigando a goleira Taty Amaro a se esticar toda para impedir que a bola morresse no ângulo. Na sequência, Fany Gauto ficou com o rebote e mandou direto. A conclusão passou por cima do travessão.
O Inter seguiu no ataque. Aquino ficou com a sobra na meia-lua da grade área e fez o cruzamento. Sandoval brigou com a defesa adversária e conseguiu desviar na saída da goleira do Cruzeiro. Vagarosamente, a bola morreu no canto direito para a festa nas arquibancadas. Era o gol colorado aos 33 minutos.
A resposta da equipe mineira veio já aos 43 minutos. Em cobrança de falta, na entrada da grande área, Byanca Brasil bateu forte e direto. Barbieri, de mão de trocada, salvou no ângulo superior. Na sequência, a goleira colorada voltou a segurar a vitória. Em cobrança de escanteio, no bate-rebate, o ataque do Cruzeiro conseguiu o desvio, mas a arqueira segurou o chute.
Antes do apito final da primeira etapa, as coloradas quase ampliaram. Em jogada pelo lado direito, Priscila recebeu na marca da cal. A atacante parou, dominou e tentou o chute cruzado no canto direito. A bola passou raspando o poste.
O segundo tempo iniciou no mesmo ritmo da primeira etapa. Aos oito minutos, o Inter colocou uma bola na trave. A jogada saiu pelo lado direito na insistência de Sandoval. Após passar pela marcação de Calhau, a atacante avançou aos trancos e barranco na pequena área e tocou para Priscila, em melhor condição. O chute esbarrou no posto esquerdo do gol do Cruzeiro.
Mari Pires, aos 11 minutos, levou perigo para a goleira Barbieri. Em cobrança de falta, na entrada da grande área, o chute tinha como endereço o ângulo esquerdo, mas arqueira colorada foi soberana no lance. Uma nova oportunidade veio pelo alto. Após a bola alçada na área, Tipa conseguiu o desvio na segunda trave, e a bola não entrou por detalhe.
Aos 19 minutos, o técnico Maurício Salgado promoveu as primeiras alterações. No meio-campo, Fany Gauto e Pati Llanos saíram para as entradas de Analuyza e Zóio. Por desgaste, Sandoval deixou o campo aos 30 minutos. Marzia entrou na vaga do ataque.
Já na parte complementar, os times reduziram a intensidade. O Inter ainda era quem mais levava perigo ao gol adversário. O erro, novamente, se apresentava na hora da finalização. Aos 38 minutos, Priscila arrancou e acionou Tamara, que ingressa pelo lado direito, a lateral improvisada tentou bateu direto. O chute saiu fraco, sem dificuldades de defesa.
Nos minutos finais, Mileninha ainda entrou na vaga de Priscila no ataque das Gurias Coloradas. Além disso, Roberta voltou à lateral-direita no lugar de Tamara. E foi com Mileninha que saiu mais um ataque do jogo. Após vencer a marcação do Cruzeiro, a atacante invadiu a pequena área e virou para Aquino. A atleta recebeu e tentou o drible, mas a zaga afastou. Houve reclamação de toque na bola da defensora do Cruzeiro, mas a arbitragem nada assinalou.
A resposta do Cruzeiro foi em alta velocidade e com perigo. Em jogada pelo lado direito, Byanca Brasil fez a finta para cima da marcação e chutou cruzado. Barbieri fez linda defesa e impediu o empate. Antes do término do jogo, Analuyza ainda foi expulsa por sequência de faltas. No mesmo minuto, Aquino puxava o ataque e foi parada com falta, também causando a expulsão da Rafa Andrade.
Aos 51 minutos, o árbitro decretou o fim de jogo. Ao som dos gritos de "Inter, Inter', o time colorado sagrou mais uma vitória no Brasileirão Feminino, garantindo a manutenção da sequência invicta de mais de um ano, na condição de mandante.
Brasileirão Feminino – 5ª rodada – 26/3/2023
INTER (1)
Gabi Barbieri; Tamara Bolt (Roberta, 41'/2º), Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Fany Gauto (Analuyza, 19'/2º), Pati (Zóio, 19'/2º) e Sandoval (Marzia, 30'/2º); Priscila (Mileninha, 41'/2º) e Aquino. Técnico: Maurício Salgado.
CRUZEIRO (0)
Taty Amaro; Isa Fernandes, Camila Ambrózio (Maii Maii, 24'/2º) , Vitória Calhau e Clara (Janaina, 33'/2º); Rafa Andrade, Mari Pires, Tipa (Luaninha, 24'/2º) e Byanca Brasil; Vanessinha (Marília, 33'/2º) e Carol Baiana (Larissa, 42'/2º). Técnico: Felipe Freitas.
GOL: Fabiola Sandoval, aos 33 minutos, do primeiro tempo (I)
CARTÕES AMARELOS: Tamara, Capelinha e Fany Gauto (I); Byanca Brasil e Isa Fernandes (C)
CARTÕES VERMELHOS: Analuyza (I); Rafa Andrade (C)
ARBITRAGEM: Anderson da Silveira Farias, auxiliado por Maira Mastella Moreira e Estefani Adriati Estrela da Rosa
PÚBLICO E RENDA: não divulgados
LOCAL: Morada dos Quero-Queros, em Alvorada