O ano de 2022 ficou marcado por uma reformulação no elenco do Inter. Dos atuais 32 jogadores à disposição do técnico Mano Menezes, 15 foram contratados nesta temporada. Com a disputa da Libertadores no horizonte, a manutenção do grupo é vista como essencial no planejamento para 2023.
Dos 11 atletas considerados titulares no momento, sete chegaram após a pré-temporada. São os casos de Bustos, Vitão, Renê, De Pena, Pedro Henrique, Alan Patrick e Alemão. Há ainda Gabriel, dono da primeira função do meio-campo, mas que sofreu uma grave lesão no joelho direito e ficará oito meses afastado dos gramados.
— Fico com Vitão (como a principal contratação) pela questão financeira. É um achado. Tem altura, agilidade e sabe construir com bom passe, algo fundamental em um zagueiro moderno. Isso sem perder as virtudes do zagueiro raiz: desarme, mano a mano, bola aérea e antecipação. Por ser jovem, se o Inter comprá-lo, a chance de vendê-lo por quatro vezes o valor da compra é enorme — respondeu Diogo Olivier, colunista de GZH, sobre o reforço que mais aprovou.
Tem também quem não teve o desempenho esperado. Dois deles, inclusive, já deixaram Porto Alegre. Enquanto Bruno Gomes foi emprestado ao Coritiba, Wesley Moraes teve a saída antecipada e agora defende as cores do Levante-ESP.
— Fico com o Mikael, por ter sido contratado com mais de 10 kg acima do peso ideal. No futebol profissional, isso não pode ser admitido. O peso, aliás, fez o jogador atuar pouco na temporada — justificou Marcelo De Bona, também colunista de GZH e narrador da Rádio Gaúcha, a respeito do reforço que mais ficou devendo.
A seguir, confira contratômetro colorado em 2022.
Aprovaram
Bustos
Contratado junto ao Independiente, assumiu a titularidade sem nem precisar passar por adaptação. É a arma ofensiva da equipe de Mano Menezes pelo lado direito. Disputou 42 partidas desde que chegou, todas como titular.
Vitão
Sem experiência no futebol brasileiro, logo mostrou que é um defensor com um futuro promissor. Além das funções defensivas, se destaca pela qualidade na saída de bola. O Colorado terá de negociar com o Shakhtar Donest, da Ucrânia, a sua permanência a partir de julho de 2023.
Renê
Veio sem muita expectativa, visto os anos em que ficou na reserva do Flamengo. No entanto, mostrou regularidade e assumiu a lateral esquerda. Tem papel importante no balanço defensivo, dando maior liberdade para Bustos no lado oposto.
Gabriel
Outro que virou titular em pouco tempo. Foi a campo em 43 oportunidades, sendo 39 como titular. No Brasileirão, se destacou como ladrão de bolas, além da intensidade demonstrada. Só deve voltar a campo no segundo semestre de 2023.
De Pena
De um ponta desconhecido, para um meio-campista completo, com capacidade na armação das jogadas e que ainda contribui na marcação. É o atleta que mais teve participações em gols pelo Inter no Brasileirão. Renovou contrato até dezembro de 2024.
D'Alessandro
Voltou para se despedir da torcida e se aposentar. O último capítulo desta história teve gol marcado, na vitória diante do Fortaleza, e alegria para mais de 30 mil colorados. Só por isso, e por tudo o que viveu com a camisa vermelha, a terceira passagem foi mais do que aprovada.
Alan Patrick
Tem sido o meia que distribui a bola, cadencia o jogo e ainda marca os seus gols. Até por conta do período em que esteve parado antes de voltar ao Inter, sofreu um pouco com a questão física. Com uma pré-temporada, tem tudo para se manter entre os pilares da equipe.
Pedro Henrique
Mesmo tenho dado os primeiros passos no futebol gaúcho, estava longe dos holofotes. Iniciou como opção, mas assumiu a titularidade nas últimas rodadas. Após despertar o interesse de Flamengo e São Paulo, manifestou o desejo de permanecer.
Wanderson
Conviveu com lesões musculares. Enquanto esteve apto, mostrou qualidade pelo lado esquerdo de ataque. Tem o drible como principal característica. Em 28 jogos, foram sete gols marcados e duas assistências. A direção colorada tem um acerto encaminhado para contratar o atacante de 28 anos junto ao Krasnodar-RUS.
Alemão
Uma das maiores surpresas da temporada. Depois de ser escanteado no Avaí, disputou o Gauchão pelo Novo Hamburgo. Veio para o Inter como uma opção de baixo custo. Contudo, assumiu a titularidade, anotando nove gols nas 38 vezes em que foi a campo.
Ainda em observação
Weverton
Contratado em julho, fez sua estreia contra o Ceará, na última quarta-feira (26). Veio por empréstimo do Bragantino e tem vínculo até dezembro de 2023.
Igor Gomes
Zagueiro de origem, é outro que pouco atuou. Foram apenas duas oportunidades, ambas como lateral-direito. Diante do Ceará, cometeu um pênalti e foi substituído no intervalo.
Não aprovaram
Bruno Gomes
Vindo do Vasco, atuou por apenas seis minutos com a camisa colorada. Antes de ser emprestado ao Coritiba, clube que luta contra o rebaixamento no Brasileirão, ainda acabou sofrendo uma fratura no cotovelo esquerdo e ficou dois meses parado.
Liziero
Começou bem, mostrando polivalência. O problema foi que nunca teve sequência. Com o alto valor estipulado pelo São Paulo para negociá-lo em definitivo, não deve ficar.
David
Um dos maiores investimentos do clube nos últimos anos, o atacante não demonstrou a que veio. Quebrou galho atuando como centroavante e parece não ter retomado a confiança. Em 38 partidas, fez dois gols e deu duas assistências.
Wesley Moraes
Buscado por empréstimo junto ao Aston Villa, não conseguiu mostrar futebol por aqui. Marcou dois gols em 21 partidas. Em julho, acertou o retorno ao futebol europeu.
Braian Romero
Até marcou o gol da vitória sobre o Botafogo, mas ainda parece deslocado nos minutos que tem à disposição. Não lembra nenhum um pouco o atacante que conquistou a Sul-Americana pelo Defensa y Justicia.
Mikael
Foram apenas dez minutos em campo, tempo insuficiente para qualquer avaliação. Depois de se apresentar acima do peso, retomou a forma, mas não tem recebido chances. O treinador colorado mostrou confiança no centroavante, mas reforçou que será necessário empenho para ganhar espaço.