A vitória sobre o Avaí por 1 a 0 levou o Inter ao quinto lugar na Série A e deixou o clube mais próximo de vaga na Libertadores de 2023. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que costuma fazer projeções em tabelas do Brasileirão, as chances do Colorado disputar o torneio continental no próximo ano estão em 48%.
O número pode parecer baixo, mas tem representatividade pelo recorte de vagas destinadas via Brasileirão. Atualmente, a projeção é de seis posições. Por isso, o cálculo envolve um somatório de 600%, que são divididos entre os 20 disputantes.
Em caso de conquistas de brasileiros na Sul-Americana e Libertadores, além de um ocupante do G-8 neste cenário vencer a Copa do Brasil, nove vagas poderão ser abertas. Assim, a projeção poderá ser impulsionada.
O índice de 48% é o quarto maior atualmente. O Inter está atrás apenas de Palmeiras (98,8%), Fluminense (70%) e Flamengo (65%). Supera, inclusive, o Corinthians (47%), que hoje está acima do Colorado na classificação em função do número de vitórias.
Para ser campeão, o cenário é mais complexo. Dez pontos atrás do Palmeiras, o time de Mano Menezes aparece com 3% de chance de alcançar o tetracampeonato nacional em 2022. O Verdão tem chance estimada de 75% de levantar a taça, contra 9% do Fluminense, 7% do Flamengo e 3% do Corinthians.
Para evoluir na tabela de classificação e potencializar os números, o Inter encara uma sequência com time da parte inferior da tabela, além de um confronto direto: Juventude, em casa, Corinthians, em São Paulo, Cuiabá, em Porto Alegre e Atlético-GO, fora.
Probabilidade de vaga na Libertadores (UFMG)
- Palmeiras - 98,8%
- Fluminense - 70%
- Flamengo - 65%
- Inter - 48%
- Corinthians - 47%
- Athletico-PR - 39%
- Atlético-MG - 10%
- Santos - 8%
Probabilidade de título (UFMG)
- Palmeiras - 75%
- Fluminense - 9%
- Flamengo - 7%
- Corinthians - 3%
- Inter - 3%
- Athletico-PR - 2%