Depois de comandar a vitória pelo Brasileirão, Mano Menezes também conduziu o Inter a uma vitória que fez o time recuperar espaço na Copa Sul-Americana. Na Colômbia, seu time venceu o Independiente Medellín por 1 a 0, com mais um gol de Alemão, e terminou a noite de terça-feira (26) na primeira posição do Grupo E. Restará nesta posição se o Guaireña-PAR não vencer o 9 de Octubre nesta quarta-feira (27). No returno, inclusive, terá dois jogos em casa para confirmar a classificação.
Em sua segunda partida, Mano precisou mexer no time. Além de Moledo, que voltou a Porto Alegre para fazer recuperação física, o treinador preservou também Mercado. Na prática, modificou todos os setores da equipe na comparação com o que havia jogado no Maracanã, no sábado. Na zaga, a dupla foi formada por Bruno Méndez e o estreante Vitão. No meio-campo, Mauricio ficou de fora e seu substituto foi Dourado, o que fez Edenilson avançar para a linha mais ofensiva. Como centroavante, a opção foi por Alemão.
A partida começou truncada, com muitas faltas. Na busca por espaço, a primeira conclusão foi dos colombianos. De fora da área, Pineda arriscou e Daniel defendeu em dois tempos, aos seis minutos.
As infrações em excesso alertaram o árbitro. Aos 17 minutos, ele aplicou cartão amarelo a Vitão, que havia atropelado o centroavante Pons na linha divisória do gramado.
O Inter só conseguiu concluir pela primeira vez aos 22. De Pena cobrou escanteio na área, Alemão se atirou na bola para dividir com a zaga. A finalização, porém, foi fraca, sem problemas para o goleiro.
Aos 27, o Inter criou a melhor chance. Alemão recebeu cobrança de lateral na área, girou e passou para Gabriel. O volante passou a Edenilson, que fez o pivô com excelência, devolvendo a Gabriel, que bateu e o goleiro defendeu.
Inter não venceu só o Independiente Medellín
Confira a coluna
O momento era de superioridade do Inter. Aos 39, Gabriel passou, de cavadinha, para Edenilson, que mandou a bomba de fora da área. Mosquera defendeu parcialmente e conseguiu chegar a tempo de dividir com Alemão, na volta, e evitar o gol e o pênalti.
No momento seguinte, foi o Inter quem escapou. Bustos ia levar uma bola nas costas e, na tentativa de se recuperar, passou errado, dando um presente para Gómez. Cara a cara com Daniel, ele chutou e o goleiro defendeu. Pons, que entrava pelo meio sozinho, reclamou bastante. O primeiro tempo acabou com esse susto para os colorados.
Alexandre Alemão repete marca de Yuri Alberto no Inter
Confira a coluna
E a segunda etapa também começou dando trabalho a Daniel. Logo aos quatro, Javi Méndez bateu de fora da área e o goleiro colorado voou para espalmar para escanteio.
Aos nove, a resposta colorada foi letal. O Inter atacou pela esquerda e Rodrigo Dourado apareceu na área para entregar para Alemão. O centroavante girou e fingiu que passaria para Edenilson, entrando pela direita. A zaga caiu na finta e Alemão não perdoou. Encheu o pé e superou Mosquera: Inter 1 a 0.
Mais um degrau superado pelo Inter
Confira a coluna
Alemão, logo na sequência, protagonizou uma cena que ilustra bem suas características. O passe que recebeu foi ruim, mesmo assim, foi atrás da bola. Dividiu com um zagueiro, batalhou, ganhou, a bola escapou e sobrou para outro. Ele voltou, insistiu e recuperou, até cair e agarrar a bola com a mão.
Foi, inclusive, sua última ação em campo. Ele e Wanderson foram substituídos por David e Mauricio. Pouco depois, Mano trocou mais dois: Dourado e Vitão, igualmente cansados, deram lugar a Mercado e Johnny.
O novo Inter tem o selo e o sorriso de Alemão
Confira a coluna
Com a desvantagem, os colombianos se atiraram ao ataque. E obrigaram Daniel a fazer grande defesa aos 36. Após cobrança de falta para a área, Méndez, impedido, dividiu com Mercado. A bola sobrou para Castrillón bater e ver o goleiro colorado tirar-lhe o espaço e salvar.
A pressão continuou até o final, mas encontrou um Inter maduro para segurar a vantagem. São dois jogos e duas vitórias com Mano Menezes. No domingo (1), o ambiente é o melhor possível para a estreia do treinador em casa, às 19h, contra o Avaí.
FICHA TÉCNICA
Copa Sul-Americana — 3ª rodada — 26/4/2022
Independiente Medellín
Luis Vásquez; Mosquera (Arboleda, int.), Víctor Moreno, Cadavid e Gómez; Adrián Arregui (Cambindo, 26'/2ºT); Javi Méndez, Loaiza (López, 12'/2ºT), Pineda e Vladimir Hernández (Castrillón, 32'/2ºT); Luciano Pons. Técnico: Julio Comesaña.
Inter
Daniel; Bustos, Vitão (Mercado, 29'/2ºT), Bruno Méndez e Renê; Dourado (Johnny, 29'/2ºT) e Gabriel (Liziero, 43'/2ºT); Edenilson, De Pena e Wanderson (Mauricio, 21'/2ºT); Alemão (David, 21'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Alemão (I), aos nove minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Méndez, Moreno; Vitão
Local: Estádio Hernán Ramírez Villegas, Pereira-COL
Público e renda: não divulgados
Arbitragem: Nicolas Lamolina, auxiliar por Jose Savorani e Mariana de Almeida (trio argentino)
Próximo jogo
Brasileirão — 4ª rodada
1º/5/2022 — 19h
Inter x Avaí