Em sua primeira manifestação oficial, cerca de duas horas depois de o ônibus do Grêmio ter sido apedrejado nas cercanias Beira-Rio, no fim da tarde deste sábado (26), o presidente colorado Alessandro Barcellos declarou que concordava com a não realização da partida, mas ao mesmo tempo demonstrou preocupação com um eventual "desequilíbrio técnico" do Gauchão.
Conforme apurou GZH, o posicionamento do Inter foi mantido durante a reunião com os presidentes de Grêmio e Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que decidiu pelo adiamento do jogo. Na ocasião, a diretoria colorada chegou a sugerir que o clássico, válido pela nona rodada, fosse disputado neste domingo (27) — o que foi prontamente negado pela parte gremista.
O temor do Inter é que o agendamento de uma nova data possa fazer com que o time de Alexander Medina atue desfalcado por suspensões. Atualmente, sete atletas do elenco estão pendurados por cartões amarelos: Bruno Méndez, Moisés, Rodrigo Dourado, Liziero, D'Alessandro, Taison e Wesley Moraes.
Neste momento, há um espaço vago no calendário da dupla Gre-Nal nos dias 9 e 10 de março (quarta e quinta-feira). Assim, o clássico poderia ser disputado em uma destas datas. Porém, o Colorado teria de entrar em campo antes pelo Gauchão, contra o Aimoré, no dia 6 de março, no Beira-Rio. E, caso algum dos jogadores pendurados seja advertido diante da equipe de São Leopoldo, ficaria de fora do jogo com o Grêmio.
— Temos jogadores pendurados, que podem não jogar o próximo Gre-Nal dependendo das circunstâncias. Um desequilíbrio muito diferente (de Villasanti, que teve traumatismo craniano após ser atingido por uma pedra), pois se trata de saúde, mas falo de desequilíbrio técnico do campeonato. Isso também foi usado: desequilíbrio técnico do campeonato. Nós também estamos preocupados com o futuro do campeonato — declarou Barcellos.
Uma alternativa aventada para amenizar a preocupação com cartões é que o clássico seja disputado no dia 6 ou 7 de março (domingo ou segunda-feira), empurrando a 10ª rodada do Gauchão para o meio da semana.
O próximo compromisso do Inter é pela Copa do Brasil, na quinta-feira (3), quando visitará o Globo-RN, em Ceará-Mirim.