Após acertar com Alexander Medina, no começo da última semana do ano de 2021, o Colorado aprofundou negociações na busca por reforços para a comissão técnica. Wesley Moraes e Nikão são os nomes mais próximos, mas há outras tentativas, como Marinho e Fabrício Bustos. Todos os jogadores são prospectados pelo departamento de futebol num trabalho elogiado internamente para não gastar muito, devido ao processo de reorganização financeira.
Logo, a peça mais importante no processo é o Centro de Análise e Prospecção de Atletas, o CAPA. O núcleo é responsável por levantar informações e repassar para os dirigentes as alternativas que se encaixam nas necessidades da equipe. Qualquer novo atleta para o profissional tem o aval dos profissionais deste departamento para vestir a camisa colorada na gestão Alessandro Barcellos.
— A gente tem um investimento muito grande no Internacional de conhecimento em prol do clube — relata Paulo Bracks, na última entrevista coletiva.
Dentro do processo de levantamentos estatísticos, o Inter projeta ser mais eficaz na busca por reforços, ou seja, reduzir as chances de errar. Desta forma, as contratações atendem parâmetros de qualidade estabelecidos internamente:
— Temos um trabalho muito criterioso. Nosso objetivo é um só: qualificar o elenco, o clube, para brigar por degraus mais altos em 2022. Isso que temos que entregar — disse o executivo do clube.
A atuação do Inter no mercado se resume também, além de qualificar a análise, tentar localizar reforços que não custem tanto aos cofres. Além de jogadores livres, os dirigentes miram em dívidas de outros clubes com o Colorado. Por isso, a permanência de Moisés, que pertence ao Bahia, foi possível, e a investida em Marinho, que está no Santos, é articulada. Trocas de atletas também é uma das preferências para evitar gastar dinheiro.
Os negócios por Nikão e Wesley Moraes são distintos, mas os custos que serão firmados estão atrelados aos salários. Sendo assim, quantias não serão repassadas pelo empréstimo ao Aston Villa-ING e ao Athletico-PR, que perdeu o vínculo com o meia-atacante. Apesar do montante pesado nos vencimentos, ambos serão pagos mensalmente, e não de uma única vez.
A ideia da direção do Inter é fechar também com um lateral-direito, um volante, dois extremas e um centroavante. O planejamento é ter o máximo do grupo pronto até a representação, agendada para o próximo dia 11 de janeiro.