O Inter definiu o seu técnico para a temporada 2022. O clube anunciou nesta segunda-feira (27) a contratação do uruguaio Alexander Medina. Apelidado de El Cacique, ele estava no Talleres, clube argentino em que realizou trabalho de destaque. Com a definição do treinador, a direção colorada se debruça agora na montagem do elenco para o próximo ano. Ele assina contrato até dezembro de 2022.
O clube gaúcho não era o único interessado em Medina. O San Lorenzo também queria sua contratação, e o Talleres tentou renovar com o comandante. Assim como Diego Aguirre, ex-técnico do Inter, El Cacique foi entrevistado para assumir a seleção uruguaia. Aos 43 anos, iniciou a carreira como técnico nas categorias de base do Nacional-URU e, na sequência, foi elevado ao time principal. Ele conquistou o Torneio Apertura e o Intermedio do Campeonato Uruguaio em 2018.
Chegou ao Talleres em 2019. Levou o clube de Córdoba ao vice-campeonato da Copa Argentina e terminou o Campeonato Argentino em terceiro lugar, a oito pontos do campeão River Plate. A qualidade do seu trabalho fez o seu nome ser cogitado para assumir o próprio River, caso Gallardo optasse por deixar Los Millonarios.
Suas equipes têm a intensidade como sua principal característica. A verticalidade para atacar é outro aspecto visível em seus times.
As negociações com Medina haviam travado, mas foram retomadas depois que o interesse no português Paulo Sousa foi frustrado com a ida dele para o Flamengo.
Antes de iniciar a carreira como treinador, Medina fez carreira como atacante, vestindo camisas de clubes como Nacional-URU, Cádiz, Unión Española, entre outros. Nascido em Salto, a mesma cidade de Edinson Cavani e Luis Suárez, Medina começou a carreira no pequeno Huracán Buceo.