Alexander “Cacique” Medina está perto de ser anunciado como novo técnico do Inter. O uruguaio deve chegar ao Beira-Rio com uma comissão técnica formada por mais quatro profissionais: os auxiliares Fernando Machado, Jadson Viera e Mariano Levisman e o preparador físico Richard “Papote” González.
Cada um dos assistentes tem a sua peculiaridade na engrenagem do trabalho de Medina. Fernando Machado é um ex-zagueiro uruguaio que atuou no Nacional-URU ao lado do próprio Medina nos anos 2000. Jádson Viera, por sua vez, é gaúcho de Santana do Livramento e foi zagueiro do Vasco. Por fim, Mariano Levisman tem apenas 25 anos, é argentino e destaca-se pela análise tática dos adversários.
Já o preparador físico uruguaio Richard González é considerado uma peça fundamental para a implementação da metodologia de Medina. Como as equipes do treinador jogam com muita intensidade, os treinos físicos costumam ser rigorosos. Uma curiosidade é que “Papote”, como é conhecido, é muito amigo do zagueiro uruguaio Diego Godín e do atacante francês Antoine Griezmann.
Conforme apurado por GZH, as negociações entre Medina e Inter estão avançadas e devem ser concluídas até o início da próxima semana. O contrato será de dois anos. Conheça a provável comissão de “Cacique” Medina no Inter:
Fernando Machado (auxiliar)
Ex-zagueiro uruguaio, foi companheiro do então atacante Medina no Nacional-URU, entre 2003 e 2005. Em 2016, quando defendia o Juventud de las Piedras-URU, encerrou a carreira e se tornou auxiliar de Cacique no time B do Nacional. Tem 42 anos e é o braço direito do comandante.
Jádson Viera (auxiliar)
Gaúcho de Santana do Livramento, foi zagueiro do Vasco em 2010 e 2011, mas fez carreira na maior parte do tempo no futebol uruguaio. Em 2012, jogou com Medina no Nacional-URU. Em 2018, quando assumiu a equipe principal do clube de Montevidéu, o treinador convidou Jádson para ser um dos seus auxiliares. Hoje, o brasileiro tem 40 anos e é o único integrante da comissão técnica que fala português.
Mariano Levisman (auxiliar)
Argentino, tem apenas 25 anos, é formado em economia e é responsável pela análise tática dos adversários. Prodígio, encerrou a carreira de jogador aos 18 anos para virar treinador, quando percebeu que ler taticamente o jogo era o seu ponto forte. Após treinar equipes de base de times menores, assumiu há dois anos o sub-14 do Talleres-ARG. Pela boa capacidade de fazer observações táticas, foi promovido à comissão técnica principal e conquistou a confiança de Cacique Medina, que deve levá-lo para o Inter.
Richard “Papote” González (preparador físico)
É considerado uma peça fundamental no trabalho de Cacique Medina, com quem trabalha junto desde os tempos de Nacional. Como as equipes do uruguaio têm como principal característica a intensidade, González é o responsável por montar treinos físicos intensos, que preparam os atletas para o ritmo alucinante que o treinador exige nos jogos.
Conhecido como “Papote”, o profissional morou muito tempo na Espanha, onde se dedicou à preparação de atletas de elite de diversos esportes. Neste período, desenvolveu uma forte amizade com o zagueiro uruguaio Diego Godín e o atacante francês Antoine Griezmann, que atuavam no Atlético de Madrid-ESP. Logo após vencer a Croácia na final e conquistar a Copa do Mundo 2018, com a seleção francesa, Griezmann telefonou ainda no vestiário para González para comemorar o título.
— Não sei como festejar, não sei o que fazer, Papote — disse Griezmann, conforme relatado pelo preparador físico à imprensa uruguaia.
Em 2019, então no Barcelona, o francês surpreendeu os argentinos ao publicar nas redes sociais uma camiseta do Talleres. Era um presente de Papote.