Envolvido com a disputa por vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro, o Inter quer tratar publicamente de assuntos visando à temporada de 2022 somente após o término das disputas. Por isso, a direção tratou de procurar os agentes dos jogadores que estão em fim de contrato para agendar conversas para os dias seguintes à participação colorada. A medida tem como objetivo blindar o vestiário e manter o foco nos jogos.
Cinco atletas que possuem contratos se encerrando em dezembro: Saravia, Lucas Ribeiro, Marcelo Lomba, Rodrigo Lindoso e Moisés. Do quinteto, apenas Lomba e Lindoso não têm ligações com outros clubes — ou seja, podem ser tratadas diretamente entre eles e a direção colorada.
Segundo apurou GZH, o departamento de futebol entrou em contato com os empresários para alertar sobre a condição. Os jogadores são utilizados com frequência pelo técnico Diego Aguirre.
A tendência de momento é de que dois, no mínimo, tenham tratativas para estender seus contratos. Moisés e Lindoso, que cresceram de rendimento nas últimas partidas, estão nos planos da direção para o planejamento para a próxima temporada. O lateral-esquerdo, por pertencer ao Bahia, já teve um início de conversa entre as instituições.
Já Saravia e Lucas Ribeiro não devem ter seus vínculos estendidos. O lateral está desde 2020 no Beira-Rio, e o Porto-POR não tem a intenção de renovar a o empréstimo. Já o defensor, que pertence ao Hoffenheim-ALE, perdeu espaço com as chegadas de Bruno Méndez, Gabriel Mercado e Kaíque Rocha.
A situação mais peculiar é vivida por Marcelo Lomba. Desde 2016 em Porto Alegre, o goleiro já recusou ofertas para deixar o Inter recentemente. Porém, perdeu a titularidade para Daniel no decorrer de 2021 e completará 35 anos. Nos últimos cinco jogos, foi utilizado, teve bom rendimento, e as críticas da torcida diminuíram.
Há o entendimento de que ele é líder no grupo e contribui no ambiente colorado. Porém, a possibilidade de retorno de Keiller, que se destaca apesar da campanha da Chapecoense, pesa contra o interesse na renovação — os últimos 30 dias de atuações e treinamentos podem ser determinantes para a definição da situação.