Destaque do Inter no decorrer de 2021, Bruno Méndez está nos planos coloradas para os próximos anos. O zagueiro de 22 anos está emprestado pelo Corinthians até junho de 2022 e e tem preço previsto em contrato para opção de compra considerado alto. Por isso, o clube estuda alternativas para efetivar a permanência do atleta.
O valor fixado no vínculo é de U$S 6 milhões (R$ 32,7 milhões na conversão atual) por 50% dos direitos econômicos, além de 100% dos direitos federativos. O montante integral é tratado como "pesado" pelos dirigentes gaúchos. Desta forma, há um debate sobre qual a melhor alternativa a ser executada.
O Inter tem como plano A oferecer alguma troca simples por um jogador — e os ativos colorados são analisados para isso. Porém, dificilmente os paulistas aceitariam uma troca simples pelo defensor. Dois nomes que foram especulados nos bastidores: Thiago Galhardo, atualmente no Celta de Vigo-ESP, e Gabriel Boschilia, que deseja ter mais minutos em campo. É possível que mais nomes surjam nas tratativas, mas dependerá da vontade do Corinthians.
Outra possibilidade seria abater com um atleta o valor e pagar o restante da quantia. Entretanto, os dirigentes do Beira-Rio sabem que os recursos para 2022 serão escassos, apesar do trabalho realizado pela gestão Alessandro Barcellos para sanar as finanças do clube.
Contratado em meio à temporada, Bruno Méndez tem 20 partidas pela equipe. Inicialmente, ele seria alternativa a Gabriel Mercado, mas a parceria com Víctor Cuesta não deu brecha para o argentino. O uruguaio é um dos mais elogiados pelos torcedores nos estádios e encontros nas concentrações.