Criticado pela torcida nos piores momentos do Inter na temporada, o garoto Zé Gabriel voltou a receber oportunidades. Após um longo período "arquivado" no banco de reservas, o atleta pediu ao técnico Diego Aguirre para ser utilizado como volante e, nesta função, deve ser mais assíduo na equipe a partir de agora no segundo tempo dos jogos.
Meia-atacante na base do Corinthians, Zé Gabriel virou volante na base colorada, mas foi aproveitado como zagueiro pelos técnicos Eduardo Coudet e Miguel Ángel Ramírez, que priorizavam a qualidade na saída de bola. Porém, o atleta acabou sendo contestado pela torcida e ficou marcado por falhas, em especial na goleada de 5 a 1 sofrida para o Fortaleza, no início do Brasileirão.
A partir da chegada de Aguirre, o garoto foi para o fim da fila da zaga, especialmente após as chegadas de Bruno Méndez, Gabriel Mercado e Kaique Rocha, e ficou quase quatro meses sem ser utilizado na equipe. Contudo, nos dois últimos jogos, contra América-MG e Palmeiras, o atleta entrou no segundo tempo, atuando como volante.
— O Zé Gabriel me pediu para voltar à sua posição original de volante. Essa é a posição em que ele prefere jogar. Não tínhamos o Lindoso, ele teve a oportunidade de entrar e foi bem. É um jogador que tem condições e força física. Na medida das necessidades, vamos utilizá-lo — disse Aguirre após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, neste domingo (17).
Beneficiado pelo ambiente de maior estabilidade, com a boa campanha no Brasileirão, Zé Gabriel aproveitou também a mudança de esquema. Como o time adota agora uma equipe com dois volantes "cães de guarda", Aguirre acaba necessitando de mais meio-campistas defensivos no banco de reservas, já que Johnny era até então a única opção.
Contra o Bragantino, na quinta (21), Lindoso deve retornar ao time titular ao lado de Dourado. Com isso, Zé Gabriel e Johnny serão as alternativas para o setor na casamata.