O Inter iluminou o Beira-Rio na cor amarela, na noite desta quarta-feira (28). De acordo com o clube, a ação integra o Julho Amarelo e faz alusão ao Dia Mundial de Combate às hepatites virais, comemorado em 28 de julho. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010.
O clube ressalta, ainda, que a intenção é alertar para a importância do conhecimento e da informação no combate à mais mortal das enfermidades infecciosas, depois da tuberculose. As hepatites virais atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves e, na maioria das vezes, de forma silenciosa, sem sintomas aparentes.
De acordo com o Governo Federal, essas infecções acarretam, aproximadamente, 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo. Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Inter, geralmente, ilumina o Beira-Rio com o intuito de chamar atenção às causas sociais, como no Dia do Orgulho LGBTQIA+, e de saúde pública, como no Dia Mundial do Rim e em alusão a doenças cardiovasculares, por exemplo. Neste ano, o clube também iluminou o estádio na cor verde, em homenagem aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente na luta contra a covid-19.