A partida contra o Ypiranga, pelo Gauchão, no domingo (14), ganhou uma expectativa extra para os torcedores do Inter. Isso porque o Colorado poderá ter na casamata, pela primeira vez, o seu novo técnico Miguel Ángel Ramírez.
Para que o treinador possa comandar a equipe à beira do campo no Beira-Rio, ainda há pendências de documentos para o registro junto à CBF. O clube tem até as 18h desta sexta-feira para inscrever o espanhol. Caso ele não tenha condições legais, Osmar Loss, auxiliar permanente da comissão técnica, será o comandante nesta partida.
Mas até a confirmação de Ramírez no Boletim Informativo Diário (BID), GZH relembra as estreias e o aproveitamento dos últimos 10 técnicos que passaram pelo Inter. Confira:
Abel Braga (2020-2021)
Anunciado pelo Inter após a saída de Coudet, Abel Braga não teve muito tempo para trabalhar até seu primeiro jogo. Com apenas um treino, a estreia foi com derrota em casa, por 1 a 0, contra o América-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Mesmo com as eliminações logo na arrancada na competição nacional e Libertadores, o time seguiu brigando até a última rodada pelo título do Brasileirão, que ficou com o Flamengo. Abel encerrou sua sétima passagem pelo Beira-Rio com 18 partidas, sendo 12 vitórias, dois empates e quatro derrotas — aproveitamento de 70,3%.
Eduardo Coudet (2020)
Contratado para a temporada de 2020, o primeiro jogo da "Era Eduardo Coudet" foi pelo Campeonato Gaúcho. Jogando contra o Juventude, em Caxias do Sul, o time venceu por 1 a 0 com gol de Thiago Galhardo, de pênalti.
O trabalho de Chacho no Inter durou até novembro, quando pediu para deixar o clube para assumir o Celta de Vigo, da Espanha. Largou a equipe na liderança do Brasileirão e classificado nos mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores, com 46 jogos, sendo 24 vitórias, 13 empates e nove derrotas — aproveitamento de 61,5%.
Zé Ricardo (2019)
Zé Ricardo chegou a Porto Alegre como chamado técnico "tampão" para comandar a equipe nas 11 rodadas finais daquele Campeonato Brasileiro.
No primeiro jogo, vitória fora de casa, por 3 a 2,, sobre o Bahia. Os gols da partida foram marcados por Paolo Guerrero (duas vezes) e Guilherme Parede.
Sua passagem terminou com quatro vitória, três empates e quatro derrotas — aproveitamento de 45,4%.
Odair Hellmann (2017 – 2019)
Então auxiliar-técnico, Odair assumiu o Inter ainda nas últimas três rodadas da Série B, em 2017, após a saída de Guto Ferreira. Na partida de estreia, a equipe empatou em 0 a 0 com o Oeste e garantiu o acesso à Série A.
O primeiro jogo como técnico efetivo foi com vitória de 1 a 0 sobre o Veranópolis, na estreia do Gauchão de 2018. Pottker fez o gol que garantiu os três pontos para o time colorado.
No trabalho de um ano e 11 meses, Odair Hellmann comandou a equipe em 116 jogos, com 61 vitórias, 27 empates e 28 derrotas. Encerrou a passagem com 60,3% de aproveitamento, após perder a final da Copa do Brasil e acumular uma sequência de resultados ruins no Brasileirão.
Guto Ferreira (2017)
Em 2017, Guto Ferreira retornava ao Colorado após 15 anos. O primeiro jogo na Série B foi um empate em 1 a 1 com o Juventude, no Beira-Rio. Mas o contrato foi encerrado antes do término.
Guto foi demitido a três rodadas do fim da Série B. Encerrou sua passagem pelo clube com 33 jogos. Foram 17 vitórias, nove empates e sete derrotas, um aproveitamento de 60%.
Antônio Carlos Zago (2017)
Zago foi anunciado para assumir o clube na temporada de 2017, na Série B, com objetivo de recolocar a equipe na elite do futebol nacional. A sua primeira partida oficial foi um empate em 1 a 1 com o Veranópolis, fora de casa, pelo Gauchão.
Acabou demitido em maio daquele ano. Em 30 jogos sob seu comando, foram 14 vitórias, 10 empates e seis derrotas — aproveitamento de 57,3%.
Lisca (2016)
Lisca foi a última tentativa do Inter para livrar o clube do rebaixamento em 2016. O treinador comandou a equipe colorada nas três rodadas derradeiras do Brasileirão. Quando assumiu o cargo, o Colorado abria a zona de rebaixamento, na 17ª posição.
O primeiro jogo foi uma derrota para o Corinthians por 1 a 0, em Itaquera, com gol de Marlone. Nos dois jogos seguintes, conseguiu uma vitória e um empate, o que não impediu o rebaixamento. Lisca terminou com um aproveitamento de 44%.
Celso Roth (2016)
O treinador chegou ao Inter em agosto de 2016 após a demissão de Falcão, momento em que a diretoria, comandada por Fernando Carvalho, criou a SWAT colorada para tentar salvar o time do rebaixamento.
Mas a reestreia do treinador não foi como o esperado. Na Arena Condá, a equipe colorada perdeu por 1 a 0 para a Chapecoense, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo. Com o revés, o Inter chegou naquela ocasião à série de 12 partidas sem vencer na competição.
O trabalho de Celso Roth durou exatamente 100 dias no Inter, com um aproveitamento de 36% em 22 jogos.
Falcão (2016)
Em sua volta ao Inter, Falcão estreou com derrota. No Beira-Rio, o time colorado recebeu o Palmeiras e perdeu pelo placar de 1 a 0, em jogo válido pelo Brasileirão. A primeira partida indicou o que seria a passagem do ídolo pelo clube naquele ano.
Sem conseguir completar um mês de trabalho, Paulo Roberto Falcão ficou no comando do Inter por apenas cinco jogos — sem nenhuma vitória.
Argel Fucks (2015-2016)
Argel chegou ao Inter em agosto de 2015. Na estreia pela equipe colorada, empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2015.
Em sua passagem de 11 meses, foram 61 partidas, com 32 vitórias, 15 empates e 14 derrotas — aproveitamento de 60%. Conquistou os títulos do Campeonato Gaúcho e da Recopa Gaúcha de 2016.