O Inter já iniciou os trabalhos para encarar o Novo Hamburgo, no próximo domingo (21), pelo Gauchão. Conforme dito pela comissão técnica de Miguel Ángel Ramírez, a escalação de Edenilson como meio-campista organizador foi circunstancial e não deverá ser tão utilizada no decorrer da temporada. Para isso, Rodrigo Dourado é aguardado para ser testado na nova filosofia de jogo que está sendo implementada no Beira-Rio.
O camisa 13, que ostenta a braçadeira de capitão desde 2019, ficou de fora de alguns treinamentos em virtude do desgaste físico que sofreu nos últimos jogos válidos por 2020. Inclusive, na derradeira partida contra o Corinthians, sofreu uma pancada na região do quadril, que gerou preocupação no ambiente colorado. Porém, apenas um edema foi diagnosticado e tratado nas últimas semanas. Com a plena recuperação, a expectativa é de que o jogador seja confirmado como titular no final de semana.
O entendimento da comissão técnica é de que o time será alterado conforme os adversários, jogo a jogo, para obter algum tipo de superioridade pelas fragilidades ou virtudes do inimigo. O conceito também vale para a peça inicial do setor de meio-campo, mas que é considerada vital nos times de Ramírez. Um volante que tenha a capacidade de qualificar a saída de bola, organizar as ações ofensivas e ajustar taticamente a equipe é uma solicitação do treinador aos dirigentes, porém acredita-se que Dourado possa executar tal função. Por isso, os treinamentos e escalações do atleta são aguardados para solucionar de forma caseira a questão.
A colocação de Edenilson na posição será algo raramente testado mais uma vez. Johnny e Rodrigo Lindoso são apontados como favoritos para eventual reposição a ausência de Dourado. Porém, o jovem norte-americano está à serviço da seleção nacional e não atuará no Vale dos Sinos. Zé Gabriel tem aproveitamento previsto apenas como defensor.
Além dos trabalhos da manhã desta quarta-feira (17), o Inter terá mais três atividades visando o enfrentamento. Na quinta (18), os treinamentos serão em dois turnos. O time deverá ser esboçado somente na penúltima ou última sessão, mas deverá conter novidades pelos experimentos projetados no torneio estadual.