Se o Gre-Nal 429 teve um protagonista dentro das quatro linhas, esse jogador foi Edenilson. Autor do gol da até então última vitória colorada no clássico, em 2018, foi dele mais uma vez o gol que assegurou o triunfo do Inter sobre Grêmio no domingo (24), quebrando uma série de 11 jogos sem vencer o rival.
Mas se engana quem pensa que a importância de Edenilson tem a ver apenas com o gol de pênalti marcado no finalzinho da partida. Ele foi o jogador que mais acertou passes e dribles no Gre-Nal. Além disso, assumiu a braçadeira de capitão após a saída de Rodrigo Dourado e foi fundamental na virada colorada também na parte anímica.
— Só nós sabemos o que temos passado nos últimos anos, trabalhamos todos os dias. Estou há mais tempo e sei a responsabilidade que é. Fico muito feliz em contribuir. Esperamos coroar no final com o título, mesmo sabendo que tem outras equipes brigando. Seguiremos trabalhando. Viramos um jogo que parecia perdido, mas não ganhamos nada ainda — destacou após o jogo.
Pelo mapa de calor (veja abaixo), é possível observar que Edenilson se movimentou bastante pelo campo, ainda que apareça mais postado à direita, próximo à intermediária do campo. Quantos aos números na partida, teve um passe certo a mais do que Matheus Henrique, o segundo no quesito. Nos dribles, acertou quatro dos seis que tentou — Patrick tentou sete, mas acertou apenas dois, enquanto Moisés tentou cinco e concluiu três.
Na tradicional cotação de GZH, levou a nota mais alta do clássico: 7,5.
"Incansável, foi um dos poucos que seguiram tentando levar o time colorado ao ataque após o gol do Grêmio. Foi premiado com o gol da virada", escreveu o jornalista Filipe Duarte.
O Inter é líder do Brasileirão, com 62 pontos — quatro a mais do que o São Paulo, segundo colocado, com 58. Na próxima rodada, o Colorado volta a campo para enfrentar o Bragantino, no Beira-Rio. O jogo está marcado para domingo, às 18h15min.
Os números de Edenilson no Gre-Nal:
- 1 gol
- 52 passes (46 certos, 88%)
- 3 passes decisivos
- 3 cruzamentos (2 certos)
- 14 duelos (7 ganhos)
- 3 finalizações (1 certa)
- 4 dribles certos
- 14 perdas de posse
- 1 falta cometida
- 1 falta sofrida